Cerimônia on-line definiu nova Diretoria Executiva da associação (Foto: Assessoria/Andifes)

O reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marcus Vinicius David, passou a integrar a nova Diretoria Executiva da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A eleição para o mandato 2020-2021 aconteceu nessa quinta-feira, 30, e David assume o posto de primeiro vice-presidente. A votação contou com a participação de 54 reitores; entre eles, 46 votaram a favor da chapa única e oito votaram em branco.

De acordo com Marcus David, participar da nova diretoria da Andifes é uma forma de a UFJF estar representada em uma associação expressiva em território nacional. “Nessa posição, como vice-presidente, gostaria de destacar que a nossa atuação segue no sentido de defender as universidades públicas, enquanto patrimônios do povo brasileiro. Instituições que garantem a formação de qualidade do nosso país, a ciência, a arte, a cultura, a inovação, e vários projetos sociais da maior relevância. Esse patrimônio, que são as universidades, precisa ser defendido.”

O presidente eleito da Andifes, reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira, aponta que a nova gestão pretende dar sequência ao trabalho realizado pela associação na interlocução em defesa das universidades federais. “Estamos dando continuidade ao diálogo que é característico da Andifes. Daremos seguimento às pautas pelas quais já vínhamos trabalhando, sempre orientados pela defesa da democracia, pela autonomia e pela valorização das nossas universidades”.

Já o ex-presidente, reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Carlos Salles, afirmou que deixa a diretoria, mas mantém o comprometimento com as universidades federais brasileiras. “Esse é um compromisso de todos nós, de continuar ao lado da nova diretoria na luta pela nossa universidade pública, gratuita, inclusiva e de qualidade. Deixo meu grande abraço e desejo toda sorte à diretoria eleita”, finaliza.

Conheça a nova diretoria
Presidente: Edward Madureira Brasil – Universidade Federal de Goiás (UFG);
Primeiro vice-presidente; Marcus Vinicius David – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF);
Suplente: Luís Eduardo Bovolato – Universidade Federal do Tocantins  (UFT);
Segunda vice-presidente: Joana Angélica Guimarães – Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB);
Suplente Paulo Afonso Burmann – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

A secretaria executiva permanece sob o comando de Gustavo Balduino.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf