O programa “Na hora do lanche” desta sexta-feira, 30, destaca que a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) será a sede da 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 2021, e discute a última nota técnica divulgada sobre a evolução da epidemia do Covid-19 em Juiz de Fora. A produção aborda ainda o projeto de extensão “Caravana da Matemática” que, em tempos de isolamento social, leva a divulgação científica à comunidade através das redes sociais

A transmissão acontece ao vivo, a partir das 15h, no perfil do Instagram da UFJF, com apresentação do estudante de Moda, Nino de Barros.

Desde o início do período de afastamento social e encerramento das atividades presenciais, a UFJF vem adequando e mantendo sua produção acadêmica ativa nos espaços virtuais. O quadro, exibido tradicionalmente no canal do youtube da UFJF, migrou para a rede social Instagram no formato de live.

Evolução da epidemia do Covid-19 em Juiz de Fora

O professor da Faculdade de Medicina da UFJF e um dos autores da nota técnica, Mário Nogueira, participa do programa e aborda o tema sobre a atual situação epidemiológica de Covid-19 em Juiz de Fora. “Embora o número de casos do novo coronavírus tenha tido uma diminuição em Juiz de Fora nas últimas semanas, ainda não temos uma situação de epidemia controlada. O índice de isolamento do município, que nunca esteve no nível desejável, acima de 70%, vem caindo, o que provavelmente vai aumentar a transmissão do vírus. Fato que foi observado em outros lugares e podemos ver se repetir aqui é um novo aumento dos casos, seguido de aumento das internações e óbitos”, destaca o professor.

UFJF vai sediar 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

Quem também participa da programa é a Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Mônica Ribeiro, que discute sobre a 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), evento considerado o principal fórum da comunidade científica brasileira, que será sediado pela UFJF.

Para saber mais sobre o evento do SBPC, clique aqui

Caravana da Matemática

Devido à necessidade da prática do isolamento social, o projeto de extensão “Caravana da Matemática”, produzido por professores e alunos do Departamento de Matemática da UFJF, parou suas atividades presenciais em escolas públicas, onde ofereciam várias atividades, como jogos e palestras, e divulgavam o conhecimento científico, principalmente na área matemática. “Em tempos da pandemia, a gente precisou se reinventar, então além de aproveitar esse tempo para pensar em novas atividades, também estamos fazendo bastante divulgações nas redes sociais. No nosso Facebook e Instagram postamos fatos históricos de matemática, desafios e curiosidades diárias”, destaca Beatriz Ribeiro, professora curso de Matemática e coordenadora do projeto, que também é convidada do “Na hora do lanche” desta sexta-feira.

O programa

As transmissões são realizadas todas as sextas-feiras, às 15h, no perfil da UFJF no Instagram. O objetivo principal é apresentar as ações de pesquisa e extensão que a instituição tem promovido no combate ao coronavírus.

Acompanhe nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial