A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vai sediar a 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em 2021. A Universidade foi comunicada sobre a aprovação, por unanimidade no conselho da sociedade, pelo presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, nesta quinta-feira, 30. O evento, considerado o principal fórum da comunidade científica brasileira, ainda não tem data definida.

O reitor da UFJF, Marcus David, comemora o sucesso da candidatura, ressaltando a relevância do evento. “A escolha nos enche de orgulho e de responsabilidade. Sediar a Reunião Anual da SBPC é também uma demonstração de como nossa pesquisa e nossa pós-graduação avançaram. Será a oportunidade de colocar a UFJF em um patamar ainda maior”, projeta.

Em janeiro deste ano, a UFJF foi consultada pelo Conselho da SBPC para sediar a reunião no ano seguinte. Após se inteirar sobre os procedimentos a serem tomados para trazer o evento para a cidade de Juiz de Fora, a Administração Superior decidiu entrar na disputa, que já tinha a Universidade de Brasília (UnB) como possível candidata àquele momento.

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, a 72ª Reunião Anual da SBPC que seria realizada em 2020 no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na cidade de Natal foi suspensa, deixando em aberto a possibilidade de a UFRN sediar o próximo evento em 2021. Porém a Universidade declinou da proposta.

A UnB, que também concorria pela oportunidade de sediar a reunião, retirou sua candidatura, em virtude da comemoração dos 60 anos da UFJF. Na última sexta-feira, 24, a SBPC voltou a fazer contato com a UFJF, confirmando o desejo em sediar o evento. O reitor Marcus David, acompanhado da pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica Ribeiro, do diretor do Centro de Ciências, Elói Teixeira, e do diretor de Imagem Institucional, Marcio Guerra, apresentou a candidatura à diretoria da SBPC, que formalizou a realização do evento em Juiz de Fora.

A pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica Ribeiro de Oliveira, expressa satisfação em sediar o principal evento da comunidade científica brasileira. “A aprovação ocorre nesse contexto particularmente difícil. É um sopro de esperança, em meio ao descaso e à descrença quanto aos valores científicos. A SBPC destaca-se como uma instituição que sempre se pautou pela defesa da ciência e do papel do cientista como indutores do desenvolvimento do país. Com essa rica experiência, ganha a UFJF, toda nossa comunidade de pesquisadores e de estudantes. Ganha Juiz de Fora e região com a presença de um público tão qualificado. Ganha nosso país, por mais um espaço destinado à ciência e sua divulgação.”

O pró-reitor adjunto de Pós-graduação e Pesquisa, Luis Paulo da Silva Barra, considera a aprovação um marco no desenvolvimento da UFJF. “É o reconhecimento da trajetória da UFJF e de sua inserção no cenário nacional do desenvolvimento científico. Um esforço de várias décadas, em que estamos tendo um grande conjunto de programas de pós-graduação se desenvolvendo e um grande número de pesquisadores sendo formados. A Universidade vem recentemente se consolidado na participação de diversos fóruns regionais e nacionais da ciência e ainda tem muito o que mostrar. O evento será, também, uma oportunidade para que nossa comunidade acadêmica tenha ampliada sua consciência da importância da desenvolvimento e pesquisa científica.”

Parte da candidatura foi feita com a apresentação de um vídeo, produzida pela Diretoria de Imagem Institucional da UFJF. O diretor Márcio Guerra comemora o sucesso da peça. “Ver a UFJF escolhida proporciona um orgulho enorme. Quando a Diretoria de Imagem montou a apresentação, sabíamos que iríamos impactar o Conselho da SBPC. A UFJF está pronta para esse desafio.”

O diretor do Centro de Ciências, Elói Teixeira, também acredita que a escolha eleva a UFJF no campo científico. “Tenho a convicção de que a aprovação da reunião anual da SBPC em Juiz de Fora é um reconhecimento da importância da UFJF no cenário nacional. Será um marco na história da ciência e da produção científica de nossa Universidade.”