Por que as pontas dos dedos enrugam quando ficamos durante um certo tempo na água?

São com perguntas como esta, feitas em uma conta do Instagram, que um projeto de extensão do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) procura aproximar a universidade de estudantes de ensino médio, mais especificamente da Escola Estadual Prefeito Joaquim Pedro Nascimento. Desde junho de 2019, o projeto “Popularização de histologia através do Instagram” tem utilizado a conta @morfologiaufjfgv para relacionar o conteúdo teórico com situações de nosso dia-a-dia.

A histologia é uma disciplina do ensino superior em que são apresentados aos alunos da área de saúde conteúdos sobre os tecidos biológicos: tecido epitelial de revestimento, tecido epitelial glandular, tecido adiposo, tecido sanguíneo, tecido cartilaginoso, tecido ósseo, tecido muscular e tecido nervoso. De acordo com Márcia Vilela, coordenadora do projeto de extensão e professora do departamento de Ciências Básicas da Vida da UFJF-GV, o conteúdo também é abordado no ensino médio e, consequentemente, nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). “A parceria com a escola estadual Pedro Joaquim Nascimento é fundamental para que possamos chegar a este público. A colaboração dos docentes e da direção da escola está sendo essencial, pois eles têm bastante experiência na interação com os estudantes do ensino médio, o que facilita nosso diálogo. Sem essa parceria, dificilmente conseguiríamos chegar a um público tão específico em quantidade relevante”.

A pandemia prejudicou o andamento do projeto, uma vez que a ideia inicial era visitar as turmas da escola para divulgar o instagram. Para dirimir esta dificuldade, foi solicitado aos professoras da escola para que divulgassem uma carta aos estudantes que participam do Plano de Estudos Tutorado, sugerindo o acompanhamento do projeto na rede social. “As novas gerações estão inseridas em um mundo digital. Segundo o relatório ‘We are social’, maior agência especializada em mídia social do mundo, 66% da população brasileira é usuária de plataformas digitais. Além disso, uma pesquisa realizada pela Rockcontent, 92,5% dos internautas brasileiros utilizam o instagram. Pelo alcance dessa rede social, acreditamos que poderemos contribuir com a divulgação de conteúdo científico nessa plataforma – especialmente conteúdo relacionado à histologia”, ressaltou Márcia Vilela.

Clique aqui e acesse a conta do projeto “Popularização de histologia através do Instagram”.