Durante evento on-line, reitor Marcus David salientou a relevância da cerimônia (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Durante evento on-line, reitor Marcus David salientou a relevância da cerimônia (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Foi realizada nesta manhã de sexta-feira, 24, a colação de grau por videoconferência de 69 formandos e formandas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A decisão de se realizar a cerimônia remota foi tomada pelo Conselho de Graduação (Congrad), após os estudantes entrarem com um pedido.

A cerimônia de colação de grau de Medicina, transmitida pelo canal no Youtube da UFJF, contou com a participação do reitor Marcus David, da vice-reitora, Girlene Alves da Silva, da pró-reitora de Graduação, Maria Carmen Simões, do pró-reitor adjunto de Graduação, Cassiano Caon Amorin, do vice-diretor da Faculdade de Medicina, Tadeu Coutinho e do coordenador do curso de Medicina, André Stroppa. A cerimônia foi conduzida pelo diretor de Imagem Institucional, Márcio Guerra.

A oradora escolhida pela turma foi a agora médica Geissy Karla de Souza. “Encerramos mais um ciclo de nossas vidas. Um ciclo difícil, de uma caminhada que muitas vezes foi dolorosa, mas que não deixa de ser um de aprendizado e de amor. Amor à nossa profissão e amor ao próximo. A medicina é, como tantas outras profissões, uma arte. Uma arte de compartilharmos a vida.”.

Em seu discurso, o reitor Marcus David destacou a relevância do evento. “Sempre digo que a cerimônia de colação é muito importante para a Universidade. É um momento que, de forma concreta, nós professores e técnicos vemos um pouco do resultados de nosso trabalho. Apresentar à sociedade profissionais que, temos certeza, foram formados com a maior competência e com a maior qualidade, enche de orgulho todos nós da Universidade. Esse sentimento é maior ainda porque se trata de uma universidade pública, que garante a qualidade e o reconhecimento do seu trabalho.”

Desafio cumprido

De acordo com a coordenadora da equipe de Cerimonial, Ana Paula Dutra, foi um desafio realizar uma colação virtual. “É difícil transportar a experiência do que é a formatura presencial para um ambiente virtual. Mas tentamos, com o auxílio da Central de Atendimento no suporte técnico e no contato com os formandos, propiciar um ambiente mais acolhedor possível. Nós da Diretoria de Imagem nos sentimos orgulhosos de fazer parte dessa história e poder propiciar essa cerimônia.”

Essa é a segunda colação de grau remota feita pela UFJF. O primeiro evento foi para a quinta turma de Medicina do campus de Governador Valadares. “Dessa vez foi mais tranquilo. Aos poucos vai se tornando mais fácil, em termos de procedimentos. Dentro do que o momento de hoje exige, foi bem tranquilo. Deu tudo certo. E esperamos que, enquanto perdurar essa pandemia, possamos dar sempre o atendimento devido aos formandos da universidade”, pontua o diretor de Imagem Institucional, Márcio Guerra.

Assista à cerimônia aqui.