Primeira turma a colar grau por videoconferência na UFJF (Foto: Ivan Bretas)

Os abraços deram lugar a uma série de recados de felicitações aos 37 formandos da quinta turma do curso de Medicina do campus Governador Valadares que participaram na manhã desta quinta-feira, 18, da primeira colação de grau por videoconferência realizada pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Alguns dos recados recebidos pelos formandos (Imagem: Reprodução)

Ainda que distantes fisicamente, os novos médicos formados pela UFJF-GV receberam juntos o carinho de mais de 400 amigos e familiares que acompanharam a solenidade através do canal da tvufjf no Youtube. “Acho que para todo acadêmico o momento de formatura é um sonho. A gente passa a graduação inteira se planejando e conosco não foi diferente. Gostaríamos que fosse uma formatura presencial, mas nós entendemos que manter o distanciamento social é muito importante e ter a formatura, mesmo que a distância, é um marco em nossa vida”, destacou o médico recém-formado, Hélcio Vitor Pandini Siqueira.

Colação foi presidida pelo reitor Marcus David (Imagem: Reprodução)

Presidida pelo reitor Marcus David, a colação de grau prevista para o segundo semestre foi antecipada após intenso debate institucional e baseada na Medida Provisória 934 de 01/04/2020, regulamentada pela Portaria 383 do MEC de 09 de abril de 2020, que, em função da pandemia do novo coronavírus autorizou às Instituições de Ensino Superior, caso considerem adequado, antecipar a colação de grau de estudantes do último período dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Medicina. “Nós queremos que vocês sejam profissionais absolutamente exitosos e felizes. Por isso tivemos muito cuidado para que a decisão de antecipar a colação fosse a mais sábia e cuidadosa possível. Hoje é um momento de alegria porque vocês estão formando, porque a sociedade está recebendo 37 novos profissionais da maior qualidade, porque a universidade está inovando com a sua primeira formatura digital e a distância e porque, mais uma vez, as universidades contribuem para o enfrentamento do novo coronavírus”, destacou o reitor em mensagem aos formandos.

O médico Hélcio durante a colação de grau em tempos de pandemia (Foto: Andrísia Pandini)

Nos últimos meses, os formandos fizeram cerca de 200h de treinamento online sobre a covid-19 para estarem familiarizados aos protocolos e às evidências que existem até o momento.  Para a agora médica Marcela Mol, a UFJF-GV ofereceu o ensino necessário para que os novos profissionais se juntem aos colegas na linha de frente de combate à pandemia.  “A gente tem noção da gravidade do que está acontecendo, mas ao mesmo tempo é bastante gratificante. Nós nos preparamos durante seis anos e estamos prontos para ajudar no que for preciso. Entrar na linha de frente junto aos demais profissionais de saúde será motivo de orgulho pra gente. Temos a expectativa de trabalhar e ajudar”.

Para o médico Jairo de Faria Paiva Júnior a atual crise mundial de saúde pública aumentou o desejo de que a formatura fosse antecipada. “Era uma expectativa muito grande de agregar força junto aos nossos colegas médicos e trabalhar com garra para o bem da saúde. Não há medo neste momento, mas a certeza de estar bem capacitado por graduar na UFJF-GV, onde tivemos excelentes mestres. Por isso, pretendo entrar no mercado de trabalho para poder servir à população e contribuir para o controle do coronavírus neste momento de grande necessidade da sociedade. Quando possível, faço a residência”, destacou o profissional que pretende se especializar em clínica médica.

Na próxima segunda-feira, 22, os novos profissionais comparecerão individualmente à sede administrativa da UFJF-GV para assinar o termo de colação.