O Ramo Estudantil do “Institute of Electrical and Electronic Engineers” (IEEE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi o principal destaque do “IEEE Student Activities Comittee Team Brazil Awards”. A competição, organizada pelo Conselho Brasil do Instituto, aconteceu durante a Reunião Nacional de Ramos e Reunião Nacional de Young Professionals (RNR & RNYP 2020), nos dias 18 e 19 de julho, pela Internet. 

Ramo estudantil da UFJF conseguiu 11 premiações na competição realizada pelo Conselho Brasil do Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE) – (Foto: Ramo estudantil do IEEE na UFJF)

Foram concedidas 11 premiações para o Ramo Estudantil da UFJF, incluindo a de Ramo Estudantil Exemplar de 2020, considerada a maior e mais esperada premiação do evento. Dentre as premiações, dois dos casos de sucesso se tornaram projetos de extensão da Universidade: o Mutirão Tecnológico, primeiro lugar na categoria WIE (Women In Engineering), e o IEEEscolas, primeiro lugar na categoria Projetos Educacionais.

A professora do Departamento de Energia Elétrica do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da UFJF, Janaína Gonçalves, que também é conselheira do WIE-UFJF, ressalta os méritos das equipes premiadas. “O Ramo Estudantil do IEEE na Faculdade de Engenharia da UFJF sempre foi um segmento muito engajado, com alunas e alunos excelentes, que se preocupam e entendem a importância da formação que vai além da sala de aula; entendem o privilégio de frequentar uma universidade pública e trabalham, com o coração, junto à comunidade e às minorias.” 

Mutirão Tecnológico
O Mutirão Tecnológico, coordenado pela professora, busca disseminar o conhecimento técnico adquirido na Faculdade como forma de aumentar a autonomia de pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente mulheres. Por este motivo, o projeto é desenvolvido em parceria com a Casa da Mulher, através de workshops. “Já fizemos um trabalho de instalações elétricas básicas, ensinando a trocar uma resistência de chuveiro, o funcionamento de um disjuntor e a entender uma conta de luz. Junto a isso, abordamos alguns conceitos físicos, como corrente, tensão, resistência e potência”, conta a estudante de Engenharia Elétrica, Dalila Affonso, que preside o Ramo Estudantil IEEE UFJF.  

IEEEscolas
Já o IEEEscolas leva um laboratório de ciências de baixo custo a escolas e também ensina para os estudantes conceitos de energias renováveis e princípios da robótica, em forma de feira de ciências. O laboratório de ciências utiliza recursos baratos, como massinha de modelar, repolho roxo e papel alumínio, com o objetivo de realizar experimentos que abordam conceitos de eletricidade, Terceira Lei de Newton e nível de Ph. “Os voluntários vão até as escolas para realizar esses experimentos com alunos de todos os níveis, enquanto aproveitam para mostrar a representatividade feminina na Ciência, porque sempre tem pelo menos uma mulher presente nas visitas”, acrescenta Dalila.

Ramo da UFJF
O IEEE é a maior organização técnica profissional do mundo, presente em mais de 160 países, voltada para a inovação tecnológica e a excelência em benefício da humanidade. O Ramo Estudantil é a filial do IEEE presente na UFJF e conta com quatro capítulos técnicos e dois grupos de afinidade, afiliados a sociedades mundiais pertencentes ao instituto. O Ramo conta ainda com seis diretorias e o conselho, responsáveis pela gestão do grupo, formado por cerca de 140 membros e voluntários, atuando em projetos técnicos, educacionais, sociais e de gestão.

Devido à pandemia de Covid-19, ambos os projetos têm buscado alternativas para continuar suas atividades remotamente – principalmente por meio de redes sociais – fazendo posts e produzindo conteúdo para manter o trabalho ativo.

Confira, abaixo, a lista de todos os projetos da UFJF premiados. 

Outras informações
https://edu.ieee.org/br-ufjf/

https://www.instagram.com/ieeeufjf/

https://www.instagram.com/ieeescolasufjf/

https://www.instagram.com/mutiraotecnologico