A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participa, a partir da Pró-reitoria de Cultura (Procult), da décima edição do Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais, iniciativa da Associação Ponte Entre Culturas (MG), que, este ano, abraça o tema A Influência Italiana no Desenvolvimento, Cultura e Esportes em Minas Gerais.

O evento é uma realização conjunta entre Associação, UFJF – envolvendo os campi de Juiz de Fora e Governador Valadares – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Consiglio Generale degli Italiani all’Estero (CGIE). E acontece exclusivamente em plataforma digital.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail seminarioimigracaoitalianamg@gmail.com. O prazo de envio dos trabalhos termina no dia 15 de agosto. As apresentações acontecem via streaming nos dias 6 e 10 de outubro, no canal do seminário no Youtube

Polo de atração
À frente do Centro de Conservação da Memória (Cecom), um dos equipamentos da Procult, o professor Marcos Olender ressalta que esses imigrantes desempenham importante papel em Juiz de Fora a partir do final do século XIX e início do século XX. “Aqui ficava a Hospedaria Horta Barbosa, um ponto de recepção dos italianos que aportavam no Rio de Janeiro e eram distribuídos em postos de trabalho por Minas Gerais”, explica.

Olender conta que muitos desses imigrantes acabavam se radicando em Juiz de Fora, a maior parte atraída pelo desenvolvimento urbano e industrial que a cidade já apresentava na virada do século. Alguns já tinham experiência no ramo têxtil e na construção civil. Foi o caso de Pantaleone Arcuri, que acabou fundando uma das mais influentes companhias de Minas Gerais, responsável por grandes obras  arquitetônicas, como o Cine-Theatro Central.

O professor frisa que a participação da UFJF no Seminário é fundamental por toda essa história. “Foram várias regiões do estado a registrar o estabelecimento desses imigrantes, com uma forte presença deles e seus descendentes em diversos locais, notadamente em Juiz de Fora.”

Reflexos da Itália
São aceitas propostas acadêmicas ou não, elaboradas a partir de pesquisas concluídas ou em andamento, sobre as influências italianas. Os trabalhos devem ser desenvolvidos tendo como base três linhas temáticas principais: O desenvolvimento econômico e social na diversidade regional mineira; a formação cultural e identitária em suas manifestações materiais e imateriais; e a difusão, organização e popularização dos esportes em Minas Gerais.

Para a participação, não há requisito de formação em área de conhecimento específica. O evento pretende ser inter e multidisciplinar, abrindo espaço para a contribuição de diferentes áreas do saber, com abordagens nas pesquisas sobre a presença italiana em Minas Gerais, sobre os seus impactos no território em todas as temporalidades e em todos os aspectos – socioculturais, políticos, demográficos, socioeconômicos, etc.

A recomendação é de que, no caso de trabalhos em andamento, seja enviado, no ato da inscrição, um resumo expandido de 350 a 500 palavras e, na hipótese de trabalhos já finalizados, do texto completo, com até 15 laudas. O título deve ser feito em letras maiúsculas. Nesta edição, excepcionalmente, todos os trabalhos devem ser apresentados no formato de artigos a serem publicados nos anais do evento.

Período para submissão de trabalhos: até 15 de agosto
Divulgação dos trabalhos aprovados: 5 de setembro
Data limite para envio do texto final: 12 de setembro
Data da comunicação no seminário: 6 a 10 de outubro

www.ponteentreculturas.com.br/seminario2020

Contatos: Whatsapp (31) 96800109

seminarioimigracaoitalianamg@gmail.com

Apoiadores
O Seminário conta ainda com apoio institucional de Consulado da Itália, em Belo Horizonte, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), Associação Ítalobrasileira San Francesco di Paola, de Juiz de Fora, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), Instituto Federal do Sul de Minas, Universidade Vale do Rio Doce (Univale), Mestrado Profissional em Administração da Fundação Pedro Leopoldo (MPAFPL), Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – Cefet/Campus Timóteo, Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG), Comitato degli Italiani all’Estero MG (Comites MG), Ente Friulano Assistenza Emigrati (Efasce), Casa d’Italia de Barbacena, Associazione Lucchesi Toscani nel Mondo de Jacutinga, Círculo Ítalo Brasileiro do Sul de Minas, de Poços de Caldas, Associação Cultural Italiana do Triângulo Mineiro, Circolo Trentino de Ouro Fino, Circolo Ítalo Brasileiro de Monte Sion e Circolo Italiano di Andradas.