O programa “Na hora do lanche” desta sexta-feira, 17, destaca os cursos on-line e gratuitos que são oferecidos por empresas parceiras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) durante a pandemia. A produção aborda ainda o esforço de pesquisadores da UFJF para contribuir com a produção de uma vacina oral contra o novo coronavírus. O terceiro assunto fica por conta da apresentação de um relatório, elaborado por professores do campus de Governador Valadares, com reflexões e orientações a respeito da necessidade de adequação dos sistemas de ar condicionado para evitar a proliferação do Sars-CoV-2, vírus causador da Covid-19. 

A transmissão, ao vivo, a partir das 15h, no perfil da UFJF no Instagram, é apresentada pelo estudante de Moda, Nino de Barros.

Desde o início do período de afastamento social e o consequente encerramento das atividades presenciais, a UFJF vem se preocupando em manter sua produção acadêmica ativa nos espaços virtuais. Além das diversas lives realizadas com profissionais e especialistas, a Instituição disponibiliza uma série de cursos on-line e gratuitos, oferecidos por empresas parceiras, como explica a bibliotecária e documentalista da UFJF, Roberta Dannemann, que irá participar do programa.

“Os cursos são oferecidos por empresas parceiras da biblioteca. São cursos on-line, gratuitos e abertos a toda a comunidade, de forma que qualquer pessoa pode se inscrever. Geralmente, abordam temáticas que auxiliam a formação e a pesquisa, como gerenciamento de referência, estratégias de busca e criação de alerta.”

Vacina
Outro tema de interesse internacional abordado pela live é o esforço mundial na busca pela vacina contra a Covi-19. Com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, a UFJF coordena uma rede de pesquisadores para o estudo dos aspectos clínicos e microbiológicos do novo coronavírus. Um dos focos da iniciativa é, justamente, a produção de uma vacina oral segura e viável para a prevenção da Covid-19.

O coordenador do projeto e professor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFJF, Cláudio Galuppo Diniz, trará detalhes sobre a pesquisa. “É uma abordagem metodológica diferente de outras estratégias, como atenuação viral ou utilização de outros vírus recombinantes. Mesmo vacinas em pesquisas mais adiantadas usando essas outras estratégias não alcançaram sucesso até o momento, e não temos garantia que funcionarão. Logo, precisamos de muita gente nessa corrida científica e tecnológica, testando diferentes estratégias vacinais porque, em algum momento, um grupo de pesquisadores vai acertar e toda a sociedade ganha”.

Climatização
Quem também participa do “Na hora do lanche” é o engenheiro mecânico do campus avançado de Governador Valadares, Erick Campos. Ele e o professor do Departamento de Ciências Básicas da Vida da UFJF-GV, Bruno Guedes, são autores de um relatório técnico que determina a necessidade de revisão de práticas e da infraestrutura de climatização de ambientes fechados.

A conclusão é baseada em indícios de que a transmissão do vírus Sars-CoV-2 pode ser feita por vias aéreas. O relatório apresenta um estudo publicado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças de Guangzhou, na China, que constatou a influência do fluxo de ar do sistema de ar condicionado de um restaurante na contaminação de três famílias diferentes por um indivíduo.

“Como funciona essa forma de contágio por aerossóis, que são essas partículas menores, e o que isso pode mudar na nossa rotina? Também falamos dos ambientes mais seguros e inseguros para se estar nesse momento, pois uma postura de cuidado pode colocar as chances a nosso favor. Abordamos ainda alguns sacrifícios que talvez tenhamos que fazer, principalmente em cidades quentes, como GV, em relação ao ar condicionado, enquanto não houver uma vacina”, explica Campos.

O programa
Devido à pandemia e ao isolamento social, as gravações do “Na hora do lanche” também foram modificadas. O quadro, exibido tradicionalmente no canal TVUFJF, mudou o formato para que possa ser viável a sua realização em trabalho remoto.

Por ser um quadro que traz diversão, entretenimento, informação e ser sempre pautado pela irreverência e interatividade, a equipe de Criação da UFJF decidiu manter a atração em formato de live. As transmissões são realizadas todas as sextas-feiras, às 15h, no perfil da UFJF no Instagram. O objetivo principal é apresentar as ações de pesquisa e extensão que a instituição tem promovido no combate ao coronavírus.

Acompanhe nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial

Instagram: @UFJF   

Twitter: @UFJF_ 

Youtube: TVUFJF