No Brasil, concorrência varia de 15 mil a 70 mil candidatos a trainee, dependendo da empresa (Foto: via Freepik)

O Grupo de Educação Tutorial, do curso de Engenharia de Produção (GET Produção), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), promove, nesta quinta-feira, 16, às 20h, a live “Descomplicando os Processos Seletivos Trainee”. A apresentação, que conta com a presença do engenheiro de produção, Leonardo Esch, pode ser acompanhada pelo Instagram do projeto

Criador do projeto Vem Ser Trainee, Esch diz que estes programas, em sua visão, são a melhor porta de entrada no mercado de trabalho para jovens em início de carreira. “É uma seleção extremamente concorrida, variando entre 15 mil e 70 mil inscritos, dependendo da empresa. Toda essa competitividade exige uma preparação e um desempenho de destaque, mas durante nossa formação acadêmica, nada nos prepara para esse desafio. Ao contrário, passamos uma vida inteira em busca do ‘currículo perfeito’ quando, na verdade, ele apenas habilita para participar. O que realmente determina a aprovação do candidato é o comportamento”. 

Na live, serão abordadas dúvidas levantadas pelos alunos por meio do Instagram do Get Produção. Esch afirma que o principal objetivo é descomplicar um pouco esse processo tão extenso e complexo para o candidato. “O trainee é uma forma de entrada no mercado de trabalho, mas existem diversas outras. É tudo uma questão de perfil. O que é bom para mim pode não ser para o outro. Porém é inegável que o trainee sai na frente dos demais.”

Trainee é um termo em inglês que significa “em treinamento”. No Brasil, o trainee tem expectativas diferentes por parte das empresas. Elas não buscam apenas treinar, mas também oferecer uma preparação para cargos de liderança no futuro. Esse processo vem sendo muito utilizado no mercado de trabalho, onde profissionais recém-formados têm a oportunidade de aprender e se desenvolver ao lado de gestores com vasta experiência.  

De acordo com Lorrayne Duarte, membro do GET Produção, a relevância de tratar desse tema em época de pandemia se dá porque, mesmo com as atividades suspensas na Universidade, muitos estudantes estão se preparando ou já tentando uma vaga de trainee. “Eventos como esse possibilitam o aprendizado a inúmeros alunos. Nosso objetivo é atingir um bom número de pessoas. Queremos uma live de grande valia para os interessados no tema, para que eles consigam aprender algo e tirar suas dúvidas”.