Primeira edição do evento contou com representantes de diferentes instituições do país. (Foto: reprodução)

O impacto das universidades públicas e os desafios na gestão dos campi em todo o país foram tema do #CampiTalks, evento online que reuniu gestores e profissionais da educação nesta terça, 14. Participaram como debatedores o diretor do campus Binacional de Oiapoque da Universidade Federal do Amapá, Otávio Landim, e o ex-diretor de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior, Weber Sousa.

Além de Landim e Sousa, a plateia digital do #CampiTalks reuniu representantes de 16 instituições brasileiras de ensino, entre elas as Federais de São Paulo, de Jataí, do Ceará e do Mato Grosso. Durante o debate, os participantes abordaram questões envolvendo a distribuição de recursos pelo Ministério da Educação, as responsabilidades de um gestor diante da comunidade na qual está instalada a instituição e as dificuldades vivenciadas pelos campi distantes da sede. O campus Binacional de Oiapoque, por exemplo, está localizado a 580km do campus sede, na fronteira do Brasil com a Guiana Francesa.

O evento é uma realização do Fórum Nacional de Dirigentes dos Campi Fora de Sede e Multicampi das Instituições Federais de Ensino (Forcampi). Para o diretor do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), a abrangência de instituições participantes demonstra a capilaridade dos campi pelo país. Segundo Peterson Andrade, “o evento inaugurou uma nova forma de análise das diferentes realidades que compõem o país, em situações que destacam a heterogeneidade e a assimetria regional do Brasil. Esse bate-papo público e aberto com colegas de várias instituições permite um aprofundamento da nossa capacidade de mudar as diferentes realidades que vivenciamos em nossa sociedade”.

Peterson destaca ainda a importância de se realizar eventos com integrantes de regiões tão distintas: “Há uma grande carência de debates como esse na nossa comunidade acadêmica. Conhecer o Brasil dessa forma é uma excelente alternativa para as trocas de informações entre os gestores e comunidade acadêmica em geral. Tivemos estudantes, técnicos e docentes, ou seja, representantes de todos os segmentos que compõem a universidade”.

Próximo debate tem data marcada

A segunda edição do #CampiTalks tem data e horário marcados. No dia 21 de julho, a partir das 15h, a discussão terá como tema “A interiorização das universidades e os caminhos para a democratização do acesso ao ensino superior”.

Participam dessa atividade a reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia, Joana Guimarães, e a diretora do campus dos Malês da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Mírian Reis. “Esperamos com este debate conhecer as realidades destas instituições na questão da democratização do acesso ao ensino superior. Tenho certeza que vamos aprender mais sobre a realidade brasileira e os efeitos e desafios das políticas públicas de educação superior”, finaliza Peterson.

Para se inscrever, clique aqui.

Saiba como foi a primeira edição do #CampiTalks neste link.