Preocupado com os reflexos econômicos da pandemia do novo coronavírus, o Núcleo de Prática Contábil (NPC) do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) tem oferecido gratuitamente assistência às pessoas que tenham dúvidas durante a solicitação do auxílio emergencial disponibilizado pelo governo federal.

Em razão do necessário distanciamento social, o atendimento é realizado através das redes sociais instagram, whatsapp (033) 3276.7136 ou pelo e-mail npc.ufjfgv@gmail.com.

Criado em 2019, o NPC oferece atendimento contábil, fiscal e financeiro para pessoas físicas, microempreendedores individuais (MEI) e sociedades civis sem fins lucrativos, conforme destacado pela coordenadora do NPC, Elizângela Castro. “Realizamos várias atividades relacionadas à declaração do imposto de renda, assistência para emissão e informações sobre Certidões Negativas de Pessoa Física e Pessoa Jurídica, informações gerais sobre Imposto Territorial Rural, orientações no cumprimento de obrigações para associações e demais entidades sem fins lucrativos, dentre outras atividades. Mais recentemente, com a pandemia, vimos a necessidade de prestar assistência àqueles que precisam do auxílio emergencial. Ajudar neste momento foi um fator a mais de motivação para não suspender os atendimentos do NPC, mas sim adaptá-los.”

Os atendimentos são feitos por estudantes do curso de Ciências Contábeis da UFJF-GV, supervisionados por professores.  Neste ano, o NPC fechou uma parceria com a Receita Federal e passou a ser também um Núcleo de Apoio Fiscal (NAF). “As atividades do NAF se somam e complementam as atividades do NPC, na medida em que nos proporciona maior capacitação e conhecimento para que possamos atender gratuitamente a comunidade de baixa renda”, afirma a professora.

Elizângela ressalta ainda que os trabalhos realizados pelo NPC e NAF são um diferencial não só para a comunidade externa, mas também para os estudantes que entrarão no mercado de trabalho com experiência prática acumulada. “Aos discentes participantes permite o entendimento do papel social do profissional da contabilidade na transformação da realidade local em que está inserido. Busca solidificar, através da prática e inserção social, conhecimentos técnicos e científicos por meio da realização do atendimento ao público alvo. Ressaltamos, porém, que nem o NPC nem o NAF substituem a necessidade do Profissional da Contabilidade, somos parceiros destes, e nosso principal objetivo é levar conhecimento àqueles com maior dificuldade de acesso à informação e à contratação de serviços especializados para esclarecer suas dúvidas, ajudando na disseminação da educação fiscal”.

Conheça o NPC:

Instagram: @npcufjfgv

Whatsapp: (033) 3276.7136

E-mail: npc.ufjfgv@gmail.com