Projeto de aluno do IAD ficou em segundo lugar no concurso, promovido por instituto italiano de design

O estudante da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Vitor da Matta Borges ficou em segundo lugar em um concurso internacional promovido pelo Instituto de Arte Aplicada e Design (IAAD) em Turim, na Itália. A premiação garantiu ao aluno uma bolsa de 50% para estudar Design de Transportes na universidade italiana.

O concurso “Panda – IAAD 2050 Younger more than ever” reuniu propostas de design para uma nova versão do carro Fiat Panda 2050. O projeto original do veículo, desenhado por Giorgetto Giugiaro, foi lançado no final da década de 1970. Vitor Borges é aluno do Bacharelado em Design do Instituto de Artes e Design (IAD) da UFJF e, antes de ingressar no ensino superior, formou-se em técnico em Design de Móveis, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG).

Vitor Borges cursará Design de Transportes em Turim, a partir de outubro

O aluno conta que todo o processo até a entrega final do projeto levou duas semanas. Entre uma rotina cansativa de noites sem dormir, o jovem se sente orgulhoso com o resultado. “Foi muito cansativo, mas também foi muito prazeroso. Eu fui me encontrando no projeto, era algo que cada detalhe me agradava fazer, me agradava pensar nas linhas, nos conceitos, nas possibilidades de uso, então, foi muito marcante para mim durante o processo”, relata. O professor Róber Botelho, do IAD, que é orientador no trabalho de conclusão de curso (TCC) de Vitor, o auxiliou no desenvolvimento do projeto para o concurso.

Para o professor Róber Botelho, o prêmio, além de reconhecer talentos, permite aos participantes lidarem com situações dissociadas do interior acadêmico, estimulando a aproximação do futuro profissional à realidade mercadológica. “Este trabalho em si, foi concluído, entretanto, as reflexões pedagógicas não encerram com o prêmio.” Isso porque a experiência, segundo ele,  permite aos professores e gestores conhecer e traçar estratégias que possam gerar novos resultados como este em médio e longo prazo.

“Apesar da jovialidade do curso de Design na UFJF, este vem gradualmente se estabelecendo nacional e internacionalmente e em diversos segmentos mercadológicos, dentre eles o setor automotivo”, ressalta Botelho.

O estudante avalia a bolsa de estudos como a possibilidade de agregar e enriquecer seus conhecimentos, além de transferir um pouco do que aprendeu durante a vida acadêmica na UFJF e no IFMG. “O IAAD tem uma infraestrutura muito grande, muito rica de cultura e informação, no centro do design italiano (Turim). É uma oportunidade única”, conclui. Ele espera que o novo curso traga, ainda, oportunidades de networking com empresas do setor automotivo, tendo em vista o renome do instituto.

Além do aluno, também foram premiados outros dois estudantes: o iraniano Sajad Hosseininik Seyed (1º lugar), que obteve uma bolsa integral, e o alemão Angelo Schulz (3º lugar), que, assim como Vitor, foi premiado com uma bolsa de 50%. De acordo com o IAAD, a previsão para o início das aulas é em meados de outubro, podendo sofrer alteração em decorrência da pandemia do novo coronavírus.