A plataforma virtual “Ideas Repec”, responsável por reunir trabalhos de pesquisadores da área de Economia e Finanças reconheceu o professor da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Fernando Perobelli, em dois de seus rankings.

Perobelli aparece em 6º lugar considerando autores de todo o mundo (cerca de 60 mil cadastrados na plataforma) e na 2ª classificação na relação que faz referência apenas aos pesquisadores brasileiros da área, entre os 800 listados. Ambos são pertencentes ao mês de junho de 2020. Quando se considera o ranking que classifica todos os trabalhos brasileiros publicados nos últimos dez anos, o pesquisador da UFJF aparece em 27º lugar.

Para o professor, a plataforma aumenta o debate científico e acelera a transmissão do conhecimento por agregar um grande número de pesquisadores, e isso traz uma grande exposição de seu trabalho.

“Em termos institucionais, a relevância está ligada ao reconhecimento da qualidade das pesquisas realizadas na Faculdade de Economia e na UFJF, bem como a contribuição para os indicadores de internacionalização de nossa Universidade através do acesso aos nossos trabalhos. Além disso, com o potencial aumento das citações do trabalho, melhora-se os indicadores acadêmicos do curso de Economia, uma vez que a plataforma é aberta e gratuita a qualquer público.”

Como funciona?

Ao se cadastrar na plataforma, o sistema busca os artigos já publicados do autor e os inclui em seu perfil, e então todos os trabalhos passam a ser monitorados mensalmente. Dessa forma, quando alguém realiza o download ou lê o resumo de determinado artigo, o autor é pontuado, o que posteriormente gera rankings específicos. Há listas divididas por países, por continentes, dos últimos dez anos, por área de pesquisa, entre outras.