Uma das ações da UFJF foi a adaptação de laboratórios para testes de diagnóstico de Covid-19 (Foto: Gustavo Tempone)

Desde o começo da pandemia do novo coronavírus, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está presente em diferentes frentes de controle e combate à Covid-19. Com colaborações locais e regionais, a instituição tornou-se estratégica no enfrentamento da doença. “As parcerias da UFJF com prefeituras e com o estado têm possibilitado desde a capacitação de recursos humanos e a produção de dados, com a realização de exames PCR, até a análise das informações obtidas com estudos de prospecção para que, assim, gestores possam tomar a melhor decisão frente a pandemia”, afirma a professora da Faculdade de Medicina da UFJF, Sandra Tibiriçá. A pesquisadora detalha, a seguir, algumas das ações executadas pela Universidade.

Parceria direta com municípios
Em parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a Universidade constitui quatro frentes de atuação: o Sistema Disque-Coronavírus e Busco-Saúde, operado pela Pós-graduação em Modelagem Computacional; a produção de álcool em gel, feita pela Farmácia Universitária; o convênio para realização de testes de diagnóstico do coronavírus, realizados em dois laboratórios, um localizado na Faculdade de Farmácia e, outro, no Instituto de Ciências Biológicas; e a participação no Comitê Municipal de Combate à Covid-19. Já em colaboração com a Prefeitura de Governador Valadares, a UFJF participa de Reuniões do Sistema de Comando de Operações (SCO) e auxilia na elaboração do boletim epidemiológico da cidade.

“O HU tem uma posição estratégica na linha de frente para o enfrentamento da pandemia” (Foto: Divulgação)

Leitos para Covid-19
O Hospital Universitário (HU) operacionalizou a sua estrutura, disponibilizando 8 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 16 leitos de enfermaria para pacientes com o coronavírus. O hospital também manteve leitos e ambulatórios de especialidades disponíveis para atendimento de toda a população, dando continuidade ao tratamento de doenças crônicas e outras comorbidades. Para oferecer suporte ao Sistema Único de Saúde (SUS), o HU reabriu ambulatórios com atendimento presencial e com teleatendimento, além de criar um ambulatório especializado em síndrome respiratória. 

“O HU, pelo fato de ter leitos para Covid pactuados com o município, tem uma posição estratégica na linha de frente para o enfrentamento da pandemia. Fez um belo trabalho de adaptação da sua estrutura física e de capacitação dos profissionais de saúde, que têm conseguido ótimos resultados nos tratamentos dos pacientes positivos, com protocolos bem estabelecidos e conduzidos por especialistas bem treinados”, afirma Tibiriçá.

Capacitação de profissionais de saúde
Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a UFJF desenvolveu ações de capacitação para 120 médicos da Atenção Primária à Saúde (APS), 64 supervisores das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 430 agentes comunitários de saúde. Segundo Sandra Tibiriçá, a Faculdade de Medicina colaborou neste processo por meio do projeto de educação permanente, oferecendo apoio on-line duas vezes por semana. 

“O atendimento de forma qualificada impede que suspeitos circulem desnecessariamente e lotem os serviços de urgência do município. Agentes comunitários e enfermeiros monitoram os pacientes positivos e seus contactantes, visando identificar precocemente as possíveis pioras e  mitigar a transmissibilidade da Covid-19. A Atenção Primária é, sem dúvida, a principal arma do SUS para a prevenção da expansão da pandemia. Certamente, é o nível de atenção com o melhor custo-benefício e que historicamente é negligenciado no nosso país.”

Entrega de álcool gel é outra ação viabilizada pela UFJF (Foto: Alexandre Dornelas)

Produção e doação de produtos
Segundo Tibiriçá, até o momento a UFJF gerou, com recursos próprios e apoio de empresários, 3.350 quilos de álcool gel, 21.667 mil viseiras de proteção e, por semana, produz 700 litros de sabão líquido e 600 sabões em barra. “A pandemia da Covid-19 infelizmente expôs as fragilidades históricas do nosso sistema de saúde, de nossa economia e da nossa capacidade de gerenciamento das ações no sistema público. Ao mesmo tempo, expôs nossas fortalezas: nossa capacidade de reconhecer nossas falhas e nos reinventar, e é isto que, me parece, estamos fazendo na UFJF. A competência de professores e TAES de se reconhecerem como partícipes e protagonistas da nossa história, arregaçando as mangas frente ao caos e fazendo o que conseguimos de melhor, é revertido em prol da nossa comunidade, do nosso estado e do nosso país.”

Já em cooperação com membros da sociedade civil e a iniciativa privada, a Universidade realizou a doação de insumos e equipamentos para os trabalhadores da Atenção Primária à Saúde. Ao todo, foram 65 oxímetros de pulso e termômetros, bem como 45 mil máscaras de pano para Agentes Comunitários de Saúde distribuírem gratuitamente em ações educativas. 

Testes de diagnóstico
A UFJF realiza testes laboratoriais para o diagnóstico de Covid-19 validados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), uma instituição de ciências biológicas e tecnologia vinculada à secretaria de estado de saúde de Minas Gerais. A ação, feita em cooperação com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), demanda um esforço coletivo para a coleta, o transporte e a análise das amostras por meio de testes RT-PCR, além do investimento para a compra de insumos. Toda a logística envolve a gestão da instituição, professores, pesquisadores, alunos da pós-graduação e técnicos-administrativos em educação.