Os indícios de que a transmissão do vírus Sars-CoV-2, causador da pandemia de covid-19, pode ser feita por vias aéreas provocaram a necessidade de revisão de práticas e da infraestrutura de climatização de ambientes fechados.

Esta é a conclusão do relatório técnico de autoria do engenheiro mecânico do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), Erick Campos; e do professor do departamento de Ciências Básicas da Vida da UFJF-GV, Bruno Guedes.

O relatório apresenta um estudo publicado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças de Guangzhou, na China, que constatou a influência do fluxo de ar do sistema de ar condicionado de um restaurante na contaminação de três famílias diferentes por um indíviduo.

O trabalho dos servidores da UFJF-GV apresenta ainda uma série de sugestões para minimizar o risco de transmissão em ambientes fechados, mas ressalta que “o ineditismo e dinamismo da situação atual ainda não permitiram a existência de soluções exaustivamente validadas para a adequação de espaços de uso coletivo climatizados”.

Clique aqui e leia o relatório completo.