Plataforma DynaMed é um dos destaques entre os profissionais de Medicina (Foto: Visualhunt)

Desde o início do período de afastamento social e o consequente encerramento das atividades presenciais, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vem se preocupando em manter sua produção acadêmica ativa nos espaços virtuais. Além das diversas lives realizadas com profissionais e especialistas, a instituição também disponibiliza uma série de cursos gratuitos oferecidos por empresas parceiras, como é o caso da plataforma DynaMed

Os cursos, oferecidos por parcerias da biblioteca da UFJF, pretendem auxiliar no desenvolvimento de pesquisas e trabalhos acadêmicos. Com duração rápida, abordam questões como estratégias de buscas, autores, citações, criação de alertas e organização de informações. As formas de inscrição variam de curso para curso, alguns exigindo cadastro prévio e outros não. Todas as informações podem ser encontradas no site das bibliotecas e no Instagram.

A bibliotecária e documentalista da Universidade Federal de Juiz de Fora, Roberta Dannemann, explica que “os cursos são oferecidos por empresas parceiras da biblioteca. São cursos on-line, gratuitos e abertos a toda a comunidade, de forma que qualquer pessoa pode se inscrever. Geralmente abordam temáticas que auxiliam a formação e a pesquisa, como gerenciamento de referência, estratégias de busca e criação de alerta”. 

Nesta quinta-feira, 2, foi ministrado o primeiro curso, que abordou questões como Scopus Id, Orcid e como identificar o melhor periódico para publicação. Foram mais de 400 inscritos e teve duração de cerca de uma hora e 30 minutos. 

Plataforma Dynamed
Oferecida pelo Ebsco (fornecedor líder mundial de bases de dados de pesquisa, serviço de descoberta, e-books, periódicos, revistas e outros materiais para instituições), a plataforma DynaMed é uma base de dados para área da saúde baseada em evidências clínicas. Normalmente paga, está disponível gratuitamente para teste até 30 de setembro. 

“A DynaMed é uma base de dados muito importante, por exemplo, para o profissional de saúde que está no hospital e precisa tomar uma decisão. Quando há um paciente com algum sintoma e não há tempo para realizar uma pesquisa ampla na base de dados bibliográfica, o profissional acessa a DynaMed e vê quais são as evidências e experiências já registradas em relação ao seu problema”, explica a bibliotecária responsável pelo Repositório Institucional da UFJF, Adriana Oliveira.

“São experiências bem recentes e catalogadas pelo mundo inteiro. Dessa forma, especialmente no caso do Covid-19, quando há pouca informação comprovada, as evidências têm sido fundamentais para a tomada de decisões dos profissionais de saúde.”, completa Adriana. 

Ainda que os dados disponíveis na plataforma sejam principalmente úteis para os acadêmicos de saúde da UFJF, a DynaMed continua sendo uma plataforma interessante para várias outras esferas, como as faculdades de Farmácia e de Química, o Instituto de Ciências Biológicas e outros.