O programa “Na hora do lanche” desta sexta-feira, 3, aborda as ações desenvolvidas pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) diante da pandemia e traz reflexões sobre o projeto “Queria que soubessem”, da Diretoria de Imagem Institucional. Além disso, conta sobre o processo de criação de um escudo facial desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Artes e Design (IAD). A transmissão, ao vivo, a partir das 15h, no perfil UFJF no Instagram, é apresentada pelo estudante de Moda, Nino de Barros.

Apesar das atividades presenciais estarem suspensas na Universidade, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e autoridades de área, a DRI continua a realizar, de forma remota, os trabalhos de certificação de traduções, revisões de traduções de artigos científicos para professores, ações do Programa Idiomas sem Fronteiras e outras iniciativas.

Durante a live, a diretora de Relações Internacionais, Bárbara Daibert, também pretende apresentar o projeto de assistência à comunidade acadêmica em mobilidade internacional durante a pandemia. “O objetivo é dar suporte a estudantes, professores e pesquisadores e não desampará-los no exterior, e, se necessário, encaminhar casos para setores de outras competências”, explica.

Queria que soubessem
Outro tema que ganha destaque é o projeto “Queria que soubessem”, desenvolvido pela Diretoria de Imagem Institucional. A ação reúne cartas de pessoas que têm ou tiveram algum vínculo com a instituição e a proposta é guardá-las em uma cápsula do tempo para ser aberta no ano de 2050. O objetivo é retratar os dias, em meio a pandemia do novo coronavírus, a partir da experiência de todos e de cada um.

Entre as reflexões já encaminhadas, a estudante da Faculdade de Letras da UFJF, Laís Lagrega de Carvalho, conta, durante o bate-papo, alguns de seus pensamentos escritos especialmente para o projeto. “Achei a ideia de uma cápsula do tempo muito linda e sensível, pois estamos passando por algo inédito para nossa geração. Quando fui escrever a minha carta, fiquei pensando em coisas graves que acontecem no nosso país. Enfim, fiquei refletindo se, lá no futuro, os leitores desse texto teriam boas notícias do mundo pós-pandemia”.

Escudo facial
O programa ao vivo também conta com a participação do professor do IAD, Paulo Miranda, para explicar sobre um modelo de protetor facial com características inovadoras que melhor atende às necessidades dos usuários em um cenário como o de pandemia. Além de ser um produto mais leve e apropriado para o uso, possui produção simplificada para agilizar a distribuição e diminuir o processo de custo. Atualmente, a patente do Protetor Facial TEZ já foi solicitada por meio do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da UFJF e está em análise pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

“Junto aos professores Róber Botelho e André Mol, pensamos em todas as fases do projeto, desde o seu nascimento, custo, produção, e até sobre a maneira que ele pode vir a ser descartado. O protetor, além de ter baixo custo e ser acessível para a comunidade, pode dar frutos interessantes aos estudantes da UFJF que, no futuro, talvez possam conseguir um laboratório que permita uma experiência profissional prática dentro da Universidade”, explica Miranda.

Na hora do lanche em casa
Devido à pandemia e ao isolamento social, as gravações do “Na hora do lanche” também foram modificadas. O quadro, exibido tradicionalmente no canal TVUFJF, mudou o formato para que possa ser viável a sua realização em trabalho remoto.

Por ser um quadro que traz diversão, entretenimento, informação e ser sempre pautado pela irreverência e interatividade, a equipe de Criação da UFJF decidiu manter a atração em formato de live. As transmissões são realizadas todas as sextas-feiras, às 15h, no perfil da UFJF no Instagram. O objetivo principal é apresentar as ações de pesquisa e extensão que a instituição tem promovido no combate ao coronavírus.

Acompanhe nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial