Podem concorrer estudantes matriculados na primeira metade de curso de licenciatura, ou aqueles que não tenham concluído mais de 60% da carga horária (Foto: Géssica Leine/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou o Edital nº 01/2020, destinado à seleção de estudantes das licenciaturas da UFJF para atuação como bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) 2020, da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

São oferecidas 144 vagas, com bolsas no valor de R$ 400 e duração máxima de 18 meses.

Para concorrer, o estudante deve estar regularmente matriculado na primeira metade do curso de licenciatura (ou não ter concluído mais de 60% da carga horária do curso) na área do subprojeto; além de possuir pelo menos 32 horas mensais de disponibilidade; dentre outros requisitos elencados pelo Edital

Áreas
As licenciaturas em Pedagogia, Português, Matemática, Química, Física e Ciências Biológicas oferecem, cada uma, 16 bolsas. Já os cursos de Geografia, Educação Física, Artes Visuais/Música, Filosofia, História e Ciências Sociais ofertam oito bolsas cada.

Inscrições
As inscrições devem ser feitas pela internet, por meio de formulário eletrônico, até 15 de julho. O candidato deve juntar, no ato da inscrição, histórico escolar e currículo preenchido na Plataforma Capes de Educação Básica. Também é exigido que o interessado possua um e-mail provido pelo “Gmail”, para anexar os documentos ao formulário.

Seleção
A seleção, de caráter eliminatório e classificatório, consta de análise do histórico escolar, do currículo, e da disponibilidade horária, além de entrevista, que será realizada entre os dias 20 e 24 de julho.

O resultado preliminar será publicado na página do Pibid, no dia 27 de julho. A divulgação do resultado final está prevista para 31 de julho.

Início das atividades
O início das atividades, com a implementação das bolsas, está previsto para o dia 3 de agosto. No entanto, está condicionado pela Capes a condições mínimas de atividades nas Instituições de Ensino Superior (IES) e nas escolas de educação básica.

Confira a íntegra do Edital Pibid 2020.

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência