O projeto de extensão “Ensino e Aprendizagem em Microgeração Solar Fotovoltaica”, do Departamento de Energia Elétrica, da Faculdade de Engenharia, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está com inscrições abertas para o curso “Microgeração Solar Fotovoltaica”. São 20 vagas no total, destinadas a engenheiros, técnicos e eletricistas, todas preferencialmente para aqueles que estão em situação de vulnerabilidade econômica. 

São 20 vagas, destinadas a engenheiros, técnicos e eletricistas, com preferência para aqueles em situação de vulnerabilidade econômica  (Foto: Divulgação/UFJF)

O curso acontece de 21 de julho a 14 de setembro, de forma virtual, com duração de três a cinco horas semanais. Os principais objetivos são capacitação e formação de profissionais capazes de projetar sistemas solares fotovoltaicos de pequeno porte em residências, comércio ou indústria. A programação conta com oito módulos, organizados em disciplinas que abrangem as diversas atividades desenvolvidas no mercado profissional do setor elétrico

Os interessados devem preencher um formulário on-line até a próxima terça, 7 de julho. A seleção avalia quatro critérios: Formação ou atividade profissional relacionada à área da eletricidade; renda familiar per capita; motivo da participação no curso; e idade, este como forma de desempate (com prioridade para o candidato mais velho). A participação é gratuita, com emissão de certificado após a conclusão. . 

Para um dos responsáveis pelo projeto, professor André Ferreira, do Departamento de Energia Elétrica, da Faculdade de Engenharia, a expectativa é a capacitação de recursos humanos em uma área de crescente ascensão no mercado de trabalho. “Como objetivos específicos, pretende-se treinar os alunos vinculados ao projeto para ministrar as aulas; incorporar técnicas de ensino remoto e transferir conhecimento e experiência da academia para a sociedade”, explica. 

A iniciativa conta com o apoio da Pró-reitoria de Extensão (Proex), Faculdade de Engenharia, Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica (PPEE) e Instituto Nacional de Energia Elétrica (Inerge). O Laboratório Solar Fotovoltaico é coordenado por André Ferreira, com apoio dos professores Flávio Vanderson e Pedro Machado, e da técnico-administrativa em Educação (TAE), Sônia Maria Azalim.  

Confira o edital completo

Mais informações
Laboratório Solar Fotovoltaico