Práticas de Pesquisa em Direito, Tecnologia e Sociedade é resultado de um encontro que aconteceu em novembro do ano passado, na capital mineira, com a participação de pesquisadores de várias instituições do estado. (Imagem: divulgação)

Os trabalhos produzido por três estudantes e um trio de professores do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) tem contribuído para ampliar o debate sobre internet, inovação e as novas tecnologias. Todos eles assinam artigos no livro “Práticas de Pesquisa em Direito, Tecnologia e Sociedade”, publicado esta semana pelo Instituto de Referência em Internet e Sociedade (Iris), um centro de estudos independente com sede em Belo Horizonte-MG. Um desses docentes – Lucas Anjos, do Departamento de Direito – ainda atuou como organizador da obra.

O livro é resultado de um encontro de práticas de pesquisas na área, que aconteceu em novembro do ano passado, na capital mineira, do qual participaram grupos e centros de pesquisa de várias instituições do estado de Minas Gerais, incluindo o Grupo de Estudos Tecnologia e Sociedade (Gets) da UFJF-GV.

Segundo Anjos, que além de professor é coordenador do Gets, o objetivo da publicação era “fazer uma análise que passasse por várias áreas, que trabalhassem tanto em relação aos processos quanto ao conteúdo material que elas examinam nas áreas de tecnologia e sociedade. Existe uma demanda específica para a pesquisa nesta área hoje em dia e profissionais de várias delas têm muitas experiências para trocar”, frisa.

Como exemplo desta necessidade de relacionamento entre os diversos campos do conhecimento, o professor cita o caso dos advogados, que precisam entender “como funcionam os algoritmos ou um sistema de publicidade do Facebook porque isso influi nas decisões judiciais e na Lei Geral de Proteção de Dados”, explica.

No livro, Anjos é autor – juntamente com as alunas do curso de Direito Evelyn Gomes, Izabella Bittencourt e Thais Botelho – de um artigo que analisa as metodologias de ensino na área tecnológica na UFJF-GV. Já os professores do Departamento de Ciências Econômicas, Hilton Manoel e Sahra Ferreira Pinheiro, assinam o capítulo que trata do mapeamento dos sistemas de inovação de Governador Valadares.

O livro está disponível gratuitamente para download no site do Instituto de Referência em Internet e Sociedade.