Qualidade da comida tem sido elogiada pelos usuários (Foto: Dante Rodrigues)

Durante a pandemia do novo coronavirus, o campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) tem se preocupado em manter o funcionamento do Restaurante Universitário (RU) e ao mesmo tempo garantir a segurança dos estudantes, servidores e funcionários da empresa responsável pela produção das refeições.

Por isso, desde o início da suspensão do calendário acadêmico ocorreram algumas adequações, dentre as quais a proibição do consumo das refeições nas dependências do RU para evitar aglomerações; e a possibilidade de retirada de marmitex para consumo em casa. Em razão da natural redução da demanda, os marmitex passaram a ser entregues somente durante o horário do almoço, com a opção de que o usuário leve uma a mais para o jantar. Outras medidas foram adotadas antes mesmo dos decretos municipais, como o obrigatório uso de máscaras por todos os funcionários e a ampliação dos pontos com álcool em gel, produto que já era disponibilizado antes da pandemia.

João Paulo é o gestor do contrato com o RU (Foto/Arquivo: Dante Rodrigues)

Para o administrador João Paulo Cordeiro Lopes, gestor do contrato com a empresa que fornece as refeições, as mudanças atenderam a expectativa da comunidade acadêmica. “Procuramos sempre ouvir os usuários, um exemplo é que adotamos medidas para atender demandas apresentadas por alguns alunos como a possibilidade de que um(a) estudante possa autorizar que outro(a) estudante faça a retirada do marmitex em seu nome. Tal medida reduz a quantidade de estudantes que precisam ir ao restaurante, reduzindo assim a necessidade de deslocamento”.

Plinyo vai ao RU durante o intervalo do estágio que faz em Governador Valadares (Foto: Pedro Hiago)

Antes da interrupção das aulas, o RU servia diariamente cerca de 1.500 refeições. Atualmente, são servidas em média 100 refeições por dia. Fator que deixou a comida mais gostosa, conforme destacado pelo estudante e usuário do RU, Plinyo Máximo Salomé, do 9o período de Direito . “Acho que pela quantidade de refeições  ter diminuído, a qualidade do alimento que já era boa ficou ainda melhor. Não tem aglomeração, a quantidade de comida no marmitex é satisfatória e o pessoal tem respeitado o distanciamento e a necessidade de uso dos equipamentos para evitar a transmissão”.

De acordo com o administrador João Paulo, o funcionamento do RU é fundamental mesmo com a redução da demanda, uma vez que o espaço representa a manutenção de uma política de assistência estudantil. “As refeições servidas a todos os estudantes da UFJF são subsidiadas pela Universidade e isso torna o RU uma importante política de assistência estudantil, dada a sua universalidade, uma vez que para ter acesso, basta estar devidamente matriculado. Outro fator importante são os próprios estudantes que atualmente são atendidos, que diante da situação de incertezas e de vulnerabilidades às quais estão submetidos, encontram no RU um suporte para atender suas demandas mais básicas de alimentação de forma segura e econômica”.

Kaio é estudante do curso de Educação Física (Foto: Pedro Hiago)

Constatação também feita pelo estudante Kaio Lages, do 2período de Educação Física, que comemora a abertura do RU durante este período. “A continuidade do RU foi muito importante para nós que continuamos na cidade mesmo após a paralisação. O fato de podermos retirar as marmitas também é importante, pois minimizou o contato que temos com as pessoas”.

Para João Paulo, o reconhecimento pela qualidade do atendimento e dos alimentos é fruto do trabalho de toda a equipe da UFJF-GV e do restaurante. “Gostaria de acrescentar que mesmo em virtude da pandemia de covid-19 e das limitações que foram impostas, a equipe da gestão continua trabalhando para atender às demandas apresentadas pela comunidade acadêmica e assim minimizar os efeitos adversos de tantas e drásticas mudanças. Gostaria também de reconhecer e agradecer o empenho dos funcionários da empresa que tão cuidadosamente vem trabalhando para melhor atender nosso público”.

Acesso o instagram da UFJF-GV e conheça o cardápio semanal servido pelo RU.