UFJF encerra período de coleta de dados junto à comunidade acadêmica (Foto: Pixabay)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) encerrou nessa terça-feira, 16, o recebimento de respostas ao Diagnóstico das Condições de Acesso Digital. No total, 19.118 questionários foram respondidos por estudantes, docentes e técnico-administrativos em educação (TAE) da instituição. O número representa cerca de 76% do público esperado.

Do total de respostas, 16.805 foram de estudantes, sendo 15.789 recebidas pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). Destas, 13.641 são de alunos e alunas de Juiz de Fora e 2.148 de Governador Valadares. Outros 1.016 questionários foram respondidos por telefone.

A participação docente chegou a 1.392 formulários preenchidos. Professores e professoras de Juiz de Fora enviaram 1.181 respostas, enquanto os de Governador Valadares responderam a 211 questionários. Os TAEs aderiram ao diagnóstico com 921 participações, sendo 777 de Juiz de Fora e 144 de Governador Valadares.

O diagnóstico foi concebido com o intuito de levantar dados para se conhecer e, posteriormente, debater sobre as possibilidades de implementação ou não de atividades a distância. O levantamento será um dos meios para fomentar decisões relativas às estratégias de enfrentamento pedagógico e administrativo. Os resultados, a serem divulgados em breve, serão amplamente discutidos com a comunidade acadêmica, pelos conselhos setoriais e pelo Conselho Superior (Consu).

O formulário foi elaborado em conjunto pelas pró-reitorias com embasamento técnico e metodológico de professores de Estatística da instituição. Levantamentos semelhantes têm sido feitos por diversas outras universidades do país como a das universidades federais da Bahia, de Pelotas, do Espírito Santo e da Paraíba. A UFJF teve contato com algumas delas, aprimorando e adaptando as ferramentas utilizadas para a realidade da instituição.