Solenidade será realizada por videoconferência nesta quinta-feira (Foto: Pedro Hiago)

Nesta quinta-feira (18), às 10h, será realizada a primeira colação de grau por videoconferência da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Prevista para o segundo semestre, a formatura da quinta turma de Medicina do campus Governador Valadares (UFJF-GV) foi antecipada a pedido dos 37 formandos, que, a partir de então, estarão habilitados para atuar na linha de frente do combate ao novo coronavírus.

Para o reitor da UFJF, Marcus Vinícius David, a antecipação da colação demonstra o empenho da instituição na busca por alternativas para o enfrentamento da pandemia. “Considero esse momento extremamente significativo. A pandemia nos impõe algumas ações e colar grau a formandos do curso de Medicina ganha também uma nova perspectiva. Estamos sendo desafiados a buscar alternativas. A UFJF, nesse momento, desenvolve centenas de ações nos seus dois campi em combate ao coronavírus apoio à sociedade. Colar grau a novas médicas e médicos nos enche de orgulho e esperança”.

A colação de grau antecipada baseia-se na Medida Provisória 934 de 01/04/2020, regulamentada pela Portaria 383 do MEC de 09 de abril de 2020, que autoriza às Instituições de Ensino Superior, caso considerem adequado, antecipar a colação de grau de estudantes do último período dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Medicina.

Nos últimos meses, os futuros médicos fizeram cerca de 200h de treinamento online sobre a covid-19, para estarem familiarizados aos protocolos e às evidências que existem até o momento.  De acordo com a coordenadora do curso de Medicina da UFJF-GV, Carina Dantas Ruiz Magalhães, é função social da universidade federal, “suprir e atender a comunidade, sobretudo numa situação de extrema vulnerabilidade da população brasileira, em um  momento marcante na história mundial”.

A solenidade poderá ser acompanhada pelo canal tvufjf no Youtube

Para Peterson Andrade, diretor da UFJF-GV, ao antecipar a colação de grau, a instituição mais uma vez manifesta o reconhecimento pelo esforço dos estudantes do curso de Medicina e a confiança da comunidade acadêmica na qualidade do processo de formação dos futuros médicos. “Estes estudantes conheceram a realidade do sistema de saúde e estão preparados para contribuir para o desenvolvimento de uma atenção à saúde mais humanizada e com maior resolubilidade. Com certeza terão um papel relevante nas suas cidades, ajudando na redução dos vazios e assimetrias assistenciais. Agradecemos às famílias pela confiança e tenho certeza de que seus filhos são e serão motivo de muito orgulho para nós”.

Já o diretor do Instituto de Ciências da Vida da UFJF-GV, Ângelo Denadai, destacou que foram criados novos fluxos institucionais para atender a demanda dos formandos e da sociedade. “Apesar de existir uma Medida Provisória que nos dá o respaldo, foi necessário criar novos fluxos até então desconhecidos para que pudéssemos chegar a este ponto. Foi muito trabalho, mas tenho certeza que nossos formandos contribuirão de maneira muito satisfatória junto à sociedade.”

A solenidade será transmitida pelo canal tvufjf no Youtube.