Iniciativa visa obter informações e conhecer as condições sociais e educativas dos estudantes e de seus familiares (Foto: Caique Cahon/UFJF)

O Colégio de Aplicação João XXIII, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), iniciou um levantamento da realidade social e digital dos alunos. A iniciativa visa obter informações e conhecer as condições sociais e educativas dos estudantes e seus familiares, além de auxiliar as ações durante e depois da pandemia do novo coronavírus. O formulário deve ser respondido até domingo, 21 de junho, com o auxílio de um responsável, quando necessário.

O documento é voltado para estudantes do 1º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, nas modalidades de ensino regular e também de Ensino para Jovens e Adultos (EJA). O aluno deve acessar a plataforma do Moodle com seu login (número do CPF), senha e data de nascimento, por meio de computador, celular ou tablet, com acesso à Internet. O questionário on-line conta com cerca de 30 questões específicas para cada segmento, e perguntas relativas à rotina de estudo dos estudantes durante a pandemia.

De acordo com  a diretora do João XXIII, Eliete Verbena, os alunos que não responderem serão contactados via telefone ou Correios. “Após o preenchimento, a escola discutirá os encaminhamentos durante e após a pandemia, ou seja, quando houver o retorno das atividades presenciais. É importante destacar que este questionário, além de trazer elementos importantes para a instituição, é uma forma de se aproximar das famílias, uma vez que as mesmas podem se colocar perante a escola”.

O formulário é voltado somente aos estudantes do Colégio de Aplicação João XXIII, diferentemente do encaminhado pela UFJF, que contemplava os docentes e técnico-administrativos em Educação. Em caso de dúvidas os estudantes ou responsáveis podem entrar em contato pelo email questionariojoao23@gmail.com, ou pelo whatsapp (32) 99193-5871.

Ações na quarentena
Durante o isolamento social e a interrupção do ano letivo, o Colégio realiza algumas campanhas para manter a comunicação com os estudantes e seus  familiares, além da arrecadação de alimentos para atendimento às famílias de alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a ação “Um mais um é sempre mais que dois” visa aproximar a comunidade escolar, desenvolvendo e compartilhando informações sobre a Covid19 nos canais de comunicação da instituição.

E-mail: questionariojoao23@gmail.com
Whatsapp: (32) 99193-5871.