O Diagnóstico das Condições de Acesso Digital realizado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu até as 14h desta sexta-feira, 12, mais de 18 mil respostas. O número representa uma adesão de aproximadamente 72% do público esperado. Deste total, 17.422 foram questionários respondidos pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga); outros 737 foram respostas obtidas por telefone.

Os alunos e alunas da UFJF preencheram, até o momento, 15.941 questionários. Do total de estudantes que responderam pelo Siga, 13.120 são de Juiz de Fora e 2.084 são de Governador Valadares. Entre os docentes a adesão é de 1.352 respostas, sendo 1.147 de professores e professoras de Juiz de Fora e 205 do campus de Governador Valadares. Os TAEs responderam a 866 questionários, somando 727 em Juiz de Fora e 139 em Governador Valadares.

Como participar

O levantamento pode ser acessado e respondido até este domingo, 14 de junho, no Siga Azul, sendo possível seu preenchimento por meio de computador, celular ou tablet, com acesso à internet. Outros meios de coleta dos dados são por telefone e correio. O preenchimento do documento leva em torno de cinco minutos. Dependendo da conexão e do volume de tráfego (usuários acessando ao mesmo tempo), pode haver lentidão no acesso. O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO) tem trabalhado para tornar a navegação mais rápida. No caso de falha de conexão durante a operação, é possível retornar clicando em “alterar inscrição”. Dessa forma, o formulário pode ser retomado do ponto em que parou.

A participação de todos os segmentos da Universidade é indispensável para que a instituição possa conhecer e, posteriormente, debater sobre as possibilidades de implementação ou não de atividades à distância. Participar do Diagnóstico não significa que usuário necessariamente concorda com a adoção de aulas on-line ou qualquer outra medida de funcionamento remoto. Os resultados serão amplamente discutidos com a comunidade acadêmica, pelos conselhos setoriais e pelo Conselho Superior (Consu).

A Central de Atendimento está responsável por tirar dúvidas da comunidade acadêmica pelo e-mail faleconosco@ufjf.edu.br ou pelo telefone e Whatsapp (32) 2102-3911, auxiliando no preenchimento do formulário.

Cursos de graduação com mais estudantes participantes
Medicina (JF)
Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design (JF)
Engenharia Civil (JF)