O Diagnóstico das Condições de Acesso Digital realizado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) já foi respondido por mais de 17,6 mil pessoas até as 16h30 desta quarta-feira, 10. O número equivale a 70% do público esperado de estudantes, docentes e técnico-administrativos em educação (TAE) dos campus de Juiz de Fora e de Governador Valadares. As respostas obtidas por telefone até então somam 568, todas de estudantes. As participações pelos Correios ainda serão computadas.

A participação dos estudantes chegou a 15.468 questionários respondidos. Destes, 12.867 são de alunos e alunas de Juiz de Fora e 2.033 de Governador Valadares que responderam pelo Siga. No total, 1.329 professores e professoras já preencheram o formulário, sendo 1.131 de Juiz de Fora e 198 de Governador Valadares. Entre os TAEs, 843 participaram até o momento da aferição, sendo 706 de Juiz de Fora e 137 de Governador Valadares.

Como participar

O levantamento pode ser acessado e respondido até o dia 14 de junho no Siga Azul, sendo possível seu preenchimento por meio de computador, celular ou tablet, com acesso à internet. Outros meios de coleta dos dados são por telefone e correio. O preenchimento do documento leva em torno de cinco minutos. Dependendo da conexão e do volume de tráfego (usuários acessando ao mesmo tempo), pode haver lentidão no acesso. O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO) tem trabalhado para tornar a navegação mais rápida. No caso de falha de conexão durante a operação, é possível retornar clicando em “alterar inscrição”. Dessa forma, o formulário pode ser retomado do ponto em que parou.

A participação de todos os segmentos da Universidade é indispensável para que a instituição possa conhecer e, posteriormente, debater sobre as possibilidades de implementação ou não de atividades à distância. Participar do Diagnóstico não significa que usuário necessariamente concorda com a adoção de aulas on-line ou qualquer outra medida de funcionamento remoto. Os resultados serão amplamente discutidos com a comunidade acadêmica, pelos conselhos setoriais e pelo Conselho Superior (Consu).

A Central de Atendimento está responsável por tirar dúvidas da comunidade acadêmica pelo e-mail faleconosco@ufjf.edu.br ou pelo telefone e Whatsapp (32) 2102-3911, auxiliando no preenchimento do formulário.

Cursos de graduação com mais estudantes participantes
Medicina (JF)
Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design (JF)
Engenharia Civil (JF)