O grupo de pesquisa Conexões Expandidas do Programa de Pós-graduação em Comunicação (Ppgcom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza nesta quarta-feira, 10, às 19h, uma aula inaugural de seu novo projeto nomeado Master Class. O tema é desinformação em tempo de pandemia. O evento tem como objetivo refletir sobre a propagação de notícias falsas e seus riscos entre os meios de comunicação e redes sociais digitais. As inscrições são gratuitas, limitadas a 100 pessoas e devem ser feitas pelo Sympla.

O diálogo aberto será transmitido remotamente através da plataforma Zoom. A professora do programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pesquisadora em redes sociais digitais, Raquel Recuero, é a primeira convidada da master class, que visa discutir o impacto das mídias digitais e da “infodemia” durante o período de isolamento social imposto pelo novo coronavírus.

De acordo com a coordenadora do Conexões Expandidas e professora da Faculdade de Comunicação, Soraya Ferreira, a ideia do evento surgiu da impossibilidade de contato presencial com o grupo. No início do distanciamento social, foram utilizadas as lives e atualmente a plataforma Zoom para as discussões de pesquisas. “É uma forma de ensinar e de fazer pesquisa de outra maneira. Mais do que nunca vemos a importância das redes sociais. A ciência se faz a partir do dia a dia e essa situação gerou uma necessidade de você se reinventar para estar em conexão e fazer pesquisa. É uma redescoberta”, destaca.

Conexões Expandidas

O grupo Conexões Expandidas surgiu em 2017 com o propósito de unir e expandir as pesquisas realizadas pelos integrantes da Faculdade de Comunicação da UFJF. Coordenado pela professora Soraya Ferreira, o grupo busca o compartilhamento de conhecimento em diferentes abordagens.

Outras informações:
conexoesexpandidas@ufjf.edu.br