O grupo de pesquisa Conexões Expandidas, do Programa de Pós-graduação em Comunicação (Ppgcom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), lança nesta semana seu primeiro evento totalmente on-line: o 1º Colóquio Digital “1000 minutos em Conexões Expandidas”. O encontro acontece entre este domingo, dia 3 e o próximo sábado, 9, por meio do perfil do grupo no Instagram (@conexoesexpandidas).

Colóquio composto por 17 lives é gratuito e confere certificado (Pixabay)

A proposta engloba assuntos atuais relevantes, coincidentes às pesquisas realizadas pelos membros do grupo, e apresenta 17 lives – conversas ao vivo -, somando, ao todo, mil minutos em conexões expandidas sob diferentes perspectivas comunicacionais.

O evento irá abordar assuntos como saúde mental na era digital; educação; jornalismo televisivo durante pandemias; corpo e redes sociais; telenovela; moda; consumo; jornalismo literário; ecossistemas em meio ao Covid-19; e cidadania digital.

A programação envolve nomes reconhecidos do jornalismo nos campos de pesquisa, comunicação e mercado de trabalho, como por exemplo Daniela Arbex, jornalista e autora do best-seller “O Holocausto Brasileiro”; Vera França, jornalista, professora-doutora na UFMG, com pesquisas na área de mídias;  Nilson Xavier, autor do “Almanaque da Telenovela Brasileira” e criador do site “Teledramaturgia”; Massimo Di Felice, sociólogo, pesquisador e comunicador, professor-doutor na USP; e Luigi Torre, jornalista e editor de moda na revista Elle Brasil.

Interessados podem conferir a programação completa do evento, bem como seus dias e horários, acessando as redes sociais do grupo Conexões Expandidas ou neste arquivo.

A iniciativa gratuita é aberta ao público e, para participar, será necessário inscrição através da plataforma Sympla. As atividades conferem certificado de participação ao público ativo. Os interessados podem participar de todas as 17 lives, de acordo com sua preferência.

Conexões Expandidas

O grupo Conexões Expandidas surgiu em 2017, coordenado pela professora Soraya Ferreira, com o propósito de unir e expandir as diversas pesquisas realizadas pelos integrantes da Faculdade de Comunicação da UFJF, e está associado ao Grupo Redes, Linguagens e Ambientes Imersivos. O Conexões busca trazer abrangência de diálogos, realidades e percepções com compartilhamento de conhecimentos, difundindo diferentes abordagens não apenas em nossa atuação local, mas de forma global.

A coordenadora do grupo destaca que a motivação para o evento surgiu de características marcantes do Conexões Expandidas e da necessidade de ressignificar o momento vivido, diante da pandemia do Covid-19. “Somos um grupo engajado e motivado a refletir sobre os fluxos comunicacionais e os modos de circulação e distribuição dos fenômenos contemporâneos em diferentes campos do conhecimento, mas em especial no comunicacional, que atravessa muitos outros. Consideramos que a pesquisa se realiza em conjunto, com aprofundamento, estudo, provocações e um pouco de coragem. Acreditamos que o evento possa contribuir, de alguma maneira, nesse momento de pandemia mundial para promoção de encontros frutíferos, de ressignificação e aprendizado para nossas pesquisas”.

Outras informações pelo site ou pelo e-mail  conexoesexpandidas@ufjf.edu.br