Da esquerda para a direita: Professora orientadora Silvina Liliana Carrizo; o escritor Douglas Diegues; o autor da tese Warleson Peres (foto: arquivo pessoal)

O Programa de Pós-Graduação (PPG) de Letras, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), indicou a tese de Warleson Peres, intitulada “As tríades do Portunhol Selvagem de Douglas Diegues: entre textos e sujeitos, uma língua poeticamente calculada” para participar do Prêmio Capes 2020. A tese foi orientada pela professora Silvina Liliana Carrizo. A indicação foi realizada por uma Comissão do Colegiado do PPG Letras: Estudos Literários, composta pelos professores Anderson Martins, Carolina Magaldi, Adauto Villela, Júlia Ferreira, Pedro Teixeira, Silvina Carrizo e Nícea Nogueira, assessorados pela secretária Daniele Molina.

O Prêmio Capes de Tese é um reconhecimento oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e, anualmente, abre inscrições para participação. Este ano, a premiação seleciona as melhores teses de doutorado defendidas no Brasil em 2019. Os PPGs que tiveram pelo menos uma tese defendida em 2019 fazem uma pré-seleção e seus coordenadores são responsáveis por inscrever apenas um trabalho. São premiadas cada uma das áreas de avaliação reconhecidas pela Capes. Das vencedoras, existe ainda O Grande Prêmio que é oferecido ao melhor trabalho de cada uma das três grandes áreas do conhecimento: Ciências da Vida, Humanidades e Exatas. 

A tese de Warleson analisa a produção literária do escritor brasiguaio Douglas Diegues. O pesquisador conta que Diegues apresentou uma nova forma de poética com características múltiplas, como o Portunhol Selvagem, conciliando duas línguas de base: o português e o espanhol, agregando o guarani, entre outras línguas. O escritor criou essa nova língua poética para suas produções textuais e ainda a utiliza em suas apresentações públicas. Dessa forma, a partir da obra literária e não-literária de Diegues,  passando pelas entrevistas e suas postagens nas redes sociais, especialmente, no Facebook, foram construídas tríades de análise para interpretação e compreensão desse duplo trabalho: de escritor e de criador de uma língua literária. 

“O cruzamento mútuo de fronteiras (Brasil / Argentina / Paraguai) rumo aos países vizinhos possibilitou a hibridação linguístico-cultural e revelou um cenário plural para formar a prática do portunhol, sempre vista de forma estigmatizada, a qual pretendi mudar a partir da tese”, explica Warleson. A pesquisa foi motivada pela sua formação, seu interesse pelas línguas e suas hibridações. O pesquisador conta, ainda, que acredita que a partir do momento que há registros escritos da língua falada pelos habitantes das fronteiras, esse material gera identificações e afetividades, com uma cultura muito própria. “O meu trabalho ajudou a trazer para os grandes centros e para a academia uma cultura marginal, fruto das interações nas periferias, repleta de significação e imagens, que nos permite viajar por um contexto literário singular”, completa. 

O Prêmio Capes de Tese 2020, para Walerson, significa uma oportunidade única para que os trabalhos ganhem visibilidade e despertem novas pesquisas. Ele destaca a importância de poder colher os frutos de um trabalho acadêmico e de saber que a literatura marginal vem ganhando espaço e revelando solo fértil para inúmeras pesquisas. O pesquisador diz se sentir feliz por poder contribuir com a transformação do corpus estudado na academia, ao sair de padrões tradicionais na literatura para culturas libertárias que vêm revolucionando o campo literário contemporâneo. “Estou muito feliz, por ter sido indicado pela minha orientadora e selecionado pela comissão, isso já representa uma grande vitória e reconhecimento por esse trabalho. Agora estou na torcida para ser um dos vencedores, aguardando, ansioso, as análises até o resultado final.”, relata.

A professora orientadora, Silvina Liliana Carrizo, conta que a tese foi selecionada por representar uma pesquisa original que discute o lugar das línguas, linguagens e formas de entender a literatura dentro do campo literário brasileiro e latino-americano. “Como orientadora de Warleson no doutorado fico imensamente satisfeita pelo trabalho de ensino-aprendizagem que juntos construímos. Tenho para mim que a oportunidade de orientar é uma das atividades mais ricas da docência, eu ensino aprendendo e aprendo ensinando”, relata Silvina.

Os autores das teses selecionadas no Prêmio Capes 2020 receberão uma bolsa de estágio pós-doutoral em instituição nacional; seu orientador, um prêmio para participação em evento acadêmico-científico nacional, no valor de R$3 mil. Dos trabalhos selecionados no Grande Prêmio, o orientador receberá R$9 mil para participação em congresso internacional e o autor ganhará uma bolsa para estágio pós-doutoral de 12 meses em uma instituição internacional. O Prêmio Capes de Tese conta, ainda, com a parceria da Fundação Carlos Chagas, da Comissão Fulbright e do Instituto Serrapilheira, que oferecerão premiações adicionais.

Confira a tese na íntegra disponível no Repositório da UFJF

Contato:
Warleson Peres
warleson.peres@gmail.com 

Outras informações:  (32) 2102-3118 – Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários