Mais da metade do público esperado para responder ao Diagnóstico das Condições de Acesso Digital da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) já preencheu o formulário pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). Até as 14h30 desta quarta-feira, 3, 13.442 estudantes, docentes e técnico-administrativos em educação participaram do levantamento. O total representa, aproximadamente, 53% das respostas esperadas. Outras 101 pessoas responderam por telefone. O número será computado na contagem final.

Os estudantes foram responsáveis por enviar 11.728 respostas, sendo 10.112 de Juiz de Fora e 1.616 do campus de Governador Valadares. Entre o público docente, 1.085 professores e professoras preencheram o formulário: 916 atuam em Juiz de Fora e 173 são de Governador Valadares. A participação dos técnico-administrativos em educação é de 629 participantes: 523 de Juiz de Fora e 106 de Governador Valadares. A lista de cursos que mais participaram até então pode ser vista abaixo.

O levantamento pode ser acessado e respondido até o dia 11 de junho no Siga Azul, sendo possível seu preenchimento por meio de computador, celular ou tablet, com acesso à internet. Outros meios de coleta dos dados são por telefone e correio. O preenchimento do documento leva em torno de cinco minutos. Dependendo da conexão e do volume de tráfego (usuários acessando ao mesmo tempo), pode haver lentidão no acesso. O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO) tem trabalhado para tornar a navegação mais rápida. No caso de falha de conexão durante a operação, é possível retornar clicando em “alterar inscrição”. Dessa forma, o formulário pode ser retomado do ponto em que parou.

A participação de todos os segmentos da Universidade é indispensável para que a instituição possa conhecer e, posteriormente, debater sobre as possibilidades de implementação ou não de atividades à distância. Participar do Diagnóstico não significa que usuário necessariamente concorda com a adoção de aulas on-line ou qualquer outra medida de funcionamento remoto. Os resultados serão amplamente discutidos com a comunidade acadêmica, pelos conselhos setoriais e pelo Conselho Superior (Consu).

A Central de Atendimento está responsável por tirar dúvidas da comunidade acadêmica pelo e-mail faleconosco@ufjf.edu.br ou pelo telefone e Whatsapp (32) 2102-3911, auxiliando no preenchimento do formulário.

Cursos de graduação com mais estudantes participantes
Medicina (JF)
Nutrição (JF)
Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design