Da esquerda para a direita: professor Daniel Rocha; professor Marcelo Ayres Camurça Lima; mestrando Ricardo Alves Moreira Mazzeo; professor Orientador Arnaldo Huff Junior (foto: arquivo pessoal)

Uma dissertação desenvolvida na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) explica o fenômeno das Igrejas em Células e debate a inserção deste modelo no protestantismo da atualidade. A pesquisa foi realizada por Ricardo Alves Moreira Mazzeo, no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião. Durante o estudo, ele acompanhou duas igrejas da cidade de Resende – RJ. 

Segundo Ricardo, a maneira mais simples de definir uma célula é relacionando-a com uma forma de culto no lar. Contudo, não se resume somente a uma reunião de oração ou estudo, pois possui uma organização bastante sistematizada, que inclui temas predefinidos, treinamentos e público-alvo. Neste contexto, ele conta que as células contribuem para destacar outras dinâmicas dentro do protestantismo que se ligam a disputas de poder interno, carisma e influência dentro do campo.

O pesquisador explica que o protestantismo (e mais especificamente o neopentecostalismo) é um campo bastante plural e até mesmo conflituoso.  “Na maioria das vezes, o fiel não se vê como participante de algum tipo de neopentecostalismo, ele se vê como parte de uma visão, e a partir dessa visão ele constrói toda sua compreensão de mundo”, destaca Ricardo. Dessa forma, as células transcendem a própria noção de neopentecostalismo, estando inseridas em diversos extratos do protestantismo no Brasil, desde igrejas pentecostais (como a Quadrangular) até as tradicionais (como a Batista). 

O professor orientador, Arnaldo Érico Huff Júnior, pontua a contribuição da dissertação para a comunidade acadêmica, visto que é um assunto ainda pouco estudado neste espaço. Arnaldo ressalta a importância da perspectiva adotada na pesquisa, que tenta compreender esta questão como um fenômeno religioso,  sem ter como foco principal as críticas políticas relacionadas a este meio. Para ele, esta abordagem é interessante uma vez que prioriza compreender um universo que vem crescendo cada vez mais. 

Contatos:
Ricardo Alves Moreira Mazzeo – (Mestrando)
ricardomazzeo@live.com 

Arnaldo Érico Huff Junior – (Orientador)
arnaldo.huff@ufjf.edu.br  

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Arnaldo Érico Huff Junior – Orientador (UFJF)
Prof. Dr. Marcelo Ayres Camurça Lima- (UFJF)
Prof. Dr. Daniel Rocha – (PUC-MG)

Outras informações:  (32) 2102-6321 – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião