A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou na última segunda, 1º, o edital de chamamento público para instalação de plataforma web educacional. A contratação dessa  plataforma já era uma demanda presente no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFJF e estava em elaboração desde o segundo semestre de 2019. A principal intenção é o oferecimento de e-mail institucional a estudantes, TAEs e docentes, conjugada a outras funcionalidades, como videoconferências, armazenamento de dados, elaboração de planilhas, documentos e apresentações, entre outras possibilidades. 

Para que a Universidade realize a aquisição desses serviços ou estabeleça parceria institucional gratuita, é necessária a realização obrigatória, legal, de um chamamento público.

Cabe ressaltar que não houve qualquer decisão sobre implantação de aulas a distância na Universidade. Para que seja definida a forma mais segura e inclusiva de retomada das atividades educativas, haverá debate, nos conselhos setoriais e no Conselho Superior, sobre os parâmetros e os procedimentos possíveis de serem adotados. 

A Administração Central reforça que com o Diagnóstico de Condições de Acesso Digital não pretende decidir implantar aulas remotas, impor modelos de educação para nenhuma área ou modelo específico de gestão. Nenhuma decisão é tomada a priori, sem ouvir os conselhos, que têm a participação de docentes, TAEs e estudantes. 

A plataforma, já prevista no PDI, somente será empregada, caso obtida, para complementar as atividades se o uso for indicado nesses debates. A UFJF defende que a experiência pedagógica do saber compartilhado na sala de aula e nos laboratórios continue sendo o eixo fundamental do ensino-aprendizagem.