Mais de 10 mil estudantes, docentes e técnico-administrativos em educação (TAE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) responderam ao Diagnóstico das Condições de Acesso Digital. O questionário foi preenchido por 10.203 participantes, o que equivale a, aproximadamente, 40% do público total esperado de cerca 25 mil pessoas. O total de estudantes foi aferido às 12h desta segunda-feira, 1º de junho. O número de docentes e TAEs foi levantado às 17h do mesmo dia.

Os estudantes são os responsáveis pelo maior volume de questionários respondidos: 8.728. Desse total, 7.534 são do campus de Juiz de Fora e 1.194 do campus de Governador Valadares. A participação docente também tem sido grande, com total de 981 questionários respondidos nos dois campi. Entre os TAEs, a adesão até o momento da aferição foi de 494 respostas vindas de Juiz de Fora e de Governador Valadares. Veja abaixo a lista de cursos que mais participaram até então.

O levantamento pode ser acessado e respondido até o dia 11 de junho no Siga Azul, sendo possível seu preenchimento por meio de computador, celular ou tablet, com acesso à internet. Outros meios de coleta dos dados são por telefone e correio. O preenchimento do documento leva em torno de cinco minutos. Dependendo da conexão e do volume de tráfego (usuários acessando ao mesmo tempo), pode haver lentidão no acesso. O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO) tem trabalhado para tornar a navegação mais rápida. No caso de falha de conexão durante a operação, é possível retornar clicando em “alterar inscrição”. Dessa forma, o formulário pode ser retomado do ponto em que parou.

A participação de todos os segmentos da Universidade é indispensável para que a instituição possa conhecer e, posteriormente, debater sobre as possibilidades de implementação ou não de atividades à distância. Participar do Diagnóstico não significa que usuário necessariamente concorda com a adoção de aulas on-line ou qualquer outra medida de funcionamento remoto. Os resultados serão amplamente discutidos com a comunidade acadêmica, pelos conselhos setoriais e pelo Conselho Superior (Consu).

A Central de Atendimento está responsável por tirar dúvidas da comunidade acadêmica pelo e-mail faleconosco@ufjf.edu.br ou pelo telefone e Whatsapp (32) 2102-3911, auxiliando no preenchimento do formulário.

Cursos de graduação com mais estudantes participantes
Medicina
Nutrição
Medicina Veterinária