A entrega dos exemplares do livro ao HMGV aconteceu nesta sexta, 29. (Foto: divulgação)

A parceria entre a Universidade Federal de Juiz de Fora e o município de Governador Valadares rendeu mais um importante resultado. O décimo período do curso de Medicina do campus avançado (UFJF-GV) elaborou um livro com os protocolos clínicos de atendimentos para urgências e emergências do hospital municipal da cidade, o HMGV. O objetivo é unificar os procedimentos adotados por médicos, enfermeiros e demais profissionais que atuam no local. Exemplares da obra foram entregues à unidade de saúde na manhã desta sexta-feira, 29,

Produzido no primeiro semestre do ano passado, o livro é fruto do trabalho de cerca de 40 estudantes que concluíram o internato no HMGV e do coordenador destes estágios, o professor Romeo Lages. Cada um dos mais de 20 procedimentos tratados no livro foram objeto de discussão entre médicos e outros profissionais do hospital, além de professores da universidade.

Em seu perfil em uma rede social, Lages explicou que os protocolos surgiram do entendimento de que a UFJF-GV precisava retribuir ao HMGV por estar “sempre de portas abertas para o processo de ensino e aprendizado dos nossos alunos”. Na sua avaliação, o livro representa “um grande legado” da quinta turma de Medicina do campus para os próximos estudantes do internato de urgências e emergências. E finalizou afirmando que “quem ganha com esses protocolos é a população de Governador Valadares”.

Paulo César Bitarães é um dos discentes que ajudaram a elaborar e organizar a publicação. Sobre a motivação em criar os protocolos, ele afirma: “engrandecer a nossa formação e dar um retorno para o hospital, que é uma casa, um lugar que acolheu a gente muito bem e nos deu muito aprendizado”. Bitarães não tem dúvidas acerca da relevância do documento para a sua trajetória profissional. “Foi um impacto muito importante para a nossa formação e vivência como acadêmicos de medicina”, afirma.

O diretor técnico do hospital, Marcus Ferreira Matos falou sobre as contribuições do documento e da atuação dos estudantes. “Um dia marcante para o HMGV. Foram entregues oficialmente os protocolos de urgência e emergência realizados em conjunto com os médicos preceptores e os alunos. É necessário frisar a importância da caminhada da prática e da teoria que esses alunos têm feito no nosso cenário. A turma é a primeira a realizar esse trabalho no Hospital Regional de Governador Valadares, deixando um legado marcante para nós, médicos, e para as próximas turmas de medicina da UFJF-GV. Investir em conhecimento sempre gera os melhores frutos. Estamos orgulhosos e agradecidos”, destacou.