Campanha “1 + 1 é sempre mais que 2” divulga informações sobre a Covid-19, e campanha “Dê uma lição de solidariedade” arrecada alimentos (Foto: Caique Cahon/UFJF)

O Colégio de Aplicação João XXIII, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está promovendo as campanhas “1+1 é sempre mais que 2” e “Dê uma lição de solidariedade”, frentes de trabalho direcionadas a membros do Colégio e estudantes possam estar em situação de emergência e/ou calamidade pública gerada pela pandemia da Covid-19. 

Informações
A primeira delas, “1+1 é sempre + que 2”, baseia-se na organização de material e divulgação de informações sobre a Covid-19 nas redes sociais do João XXIII. A campanha preza por uma linguagem que atenda os diferentes grupos da comunidade escolar, como estudantes e suas famílias, e profissionais (técnicos e professores). A iniciativa ajuda o Colégio a manter uma aproximação com seus alunos através de uma constante produção de conteúdo audiovisual e do recebimento de vídeos e imagens que exibem a rotina dos estudantes. 

Doações
Por sua vez, a campanha “Dê uma lição de solidariedade” se propõe a arrecadar e distribuir gêneros alimentícios aos familiares de alunos cujas condições de vida tenham sido agravadas pela pandemia. Para a sua realização, a campanha conta com a doação de servidores do Colégio e da UFJF, estudantes, pais, bolsistas, estagiários e pessoas da comunidade em geral.

Até o momento, o projeto já atendeu mais de 180 famílias, incluindo as cadastradas no Programa de Assistência ao Educando, as que demonstraram necessidade de apoio através de um cadastro eletrônico no site do Colégio e também algumas famílias camponesas do assentamento Unidos pela Igualdade Social (Upis), da cidade de Goianá (MG). 

A campanha conta, sobretudo, com o apoio de frentes de trabalho estruturadas pela UFJF para disponibilizar cestas básicas, barras de sabão produzidas no Instituto de Ciências Exatas (ICE) e kits de máscaras. Outro apoio importante foi efetivado através do cadastro no Programa Mesa Brasil Sesc, que semanalmente disponibiliza a doação de gêneros alimentícios.