O Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participa de duas transmissões ao vivo e on-line nesta quarta-feira, 13. As lives são promovidas pelo Programa de Extensão Arte em Trânsito e pela Associação de Professores de Ensino Superior de Juiz de Fora (Apes JF).

Diálogos sobre paisagem

O Programa de Extensão Arte em Trânsito realiza nesta quarta-feira, 13, às 17h, a live Diálogos Sobre Paisagem. O objetivo é falar sobre a experiência da transposição de uma exposição, que normalmente seria exibida na galeria do colégio, para o ambiente on-line, devido ao atual momento de restrição causado pelo novo coronavírus (Covid-19). 

O material da exposição é de parte da produção dos estudantes nas aulas de Arte Visuais e de Música. Também serão discutidas outras atividades desenvolvidas pelo projeto, como a residência artística e trabalhos referentes à arte popular. Além disso, a iniciativa é vista pelos organizadores como uma forma de engajar os novos bolsistas ao projeto. 

A live será realizada no perfil do Instagram @arteemtransito pela coordenadora e pelo vice-coordenador do projeto, a professora de Artes Visuais, Renata Caetano, e o professor de Música, Pedro Dutra.

Racismo, necropolítica e desigualdades

Também às 17h, a professora do Departamento de Ciências Humanas do Colégio de Aplicação João XXIII e integrante do coletivo Marielle Franco UFJF, Carolina Bezerra, concede entrevista ao vivo, promovida pela Associação de Professores de Ensino Superior de Juiz de Fora (Apes JF), à jornalista da associação, Isabella Mendes. 

O tema é racismo, necropolítica e desigualdades em tempos de pandemia. O objetivo é discutir como alguns grupos, que já sofrem com as desigualdades estruturais da sociedade brasileira, são afetados com a pandemia de uma maneira diferenciada, a partir dos seus pertencimentos étnicos, raciais, de gênero e de classe social, além de políticas públicas que promovem o isolamento social seletivo.

A entrevista será transmitida no canal da Apes JF no Youtube e pela página da associação no Facebook.