Em 1º de maio foi celebrado o Dia da Literatura Brasileira. Neste ano, o período festivo que homenageia escritores brasileiros contrastou com o luto pelo falecimento recente de alguns de seus expoentes.  Cada um ao seu estilo, Rubem Fonseca, Luís Alfredo Garcia-Roza e Aldir Blanc representaram a pluralidade e sensibilidade da literatura brasileira e latino-americana.

E são exatamente estas características que a 15ª edição do projeto “Vamos Ler!” do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) aborda durante o mês de maio, implementando a programação prevista para todo o ano de 2020. Obras de diferentes escolas literárias, dentre as quais o quinhentismo, romancismo, barroco e realismo já estão disponíveis para os leitores que desejam conhecer um pouco mais da literatura em nossa região.

Idealizadora do projeto em parceria com a bibliotecária Aline Costa, a produtora cultural Flávia Carvalho destaca que a literatura latino-americana é caracterizada pela diversidade das produções, independente do período histórico. “Ao analisar os textos das diferentes escolas literárias, fica visível a junção das produções influenciadas pela Europa, principalmente de Espanha e Portugal, ao rico patrimônio existente em nosso território, dos povos nativos. Contudo, é importante ressaltar que, apesar da diversidade da produção cultural dos povos nativos, o modelo de colonização europeia fez com que as escolas literárias fossem contabilizadas somente a partir da chegada dos espanhóis e dos portugueses”.

Os textos do projeto são ainda opções de distração e aprendizado durante este período de quarentena e isolamento social. Embora a percepção do tempo seja relativa, a literatura é uma ótima aliada aos que, em razão da ansiedade, acham que o tempo não passa. “O acesso às produções culturais, de diferentes vertentes contribui para que as pessoas possam usufruir melhor do tempo em que estão sendo obrigadas a ficarem afastadas de suas rotinas de trabalho/estudos e também de contato social. A leitura tem um aspecto especial, uma vez que pode ser feita de forma tradicional, através de livros, revistas e também com ferramentas tecnológicas. Além disso, a leitura nos permite conhecer mais sobre o passado, o presente e até mesmo criar expectativas para o futuro”.

“Vamos Ler!” em casa

Tradicionalmente o “Vamos Ler!”  disponibiliza os textos nos ônibus e restaurantes universitários do campus. Contudo, em razão da pandemia do novo coronavírus e do necessário isolamento social, esta edição estará disponível apenas no site do projeto. Clicando aqui você terá acesso a todas as obras que seriam anexadas nos espaços físicos, bem como às informações sobre as escolas literárias retratadas.

Para sugestões e mais informações sobre o projeto, entre contato pelo e-mail (projeto.vamosler.gv@ufjf.edu.br).