A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio de Centro de Ciências, está arrecadando doações de alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza para serem doados à comunidades vulneráveis. As doações devem ser entregues no Centro de Ciências na manhã desta quarta-feira, dia 29, a partir das 9h.

Alimentos como arroz, feijão, macarrão, óleo, caixa de leite, extrato de tomate, leite em pó e farinha de trigo, além de pasta de dente e papel higiênico, por exemplo, serão recebidos. O Centro de Ciências da UFJF fica localizado na região central do campus, próximo à Praça Cívica.

“Nesse momento sabemos que muitas pessoas não estão podendo trabalhar, como grupo de risco, trabalhadores informais e aqueles que realizam serviços domésticos. Desse modo, não podem garantir o sustento de seus familiares. Por isso toda ajuda e solidariedade são importantes. Um ajudando o outro para vencermos essa pandemia, garantindo que todos fiquem em suas casas”, defende a professora do departamento de Física da UFJF e uma da envolvidas na iniciativa, Zélia Ludwig.

Capacitação

O Centro de Ciências, em parceria com o departamento de Química da universidade, que, capitaneado pela professora Denise Lowinsohn, está produzindo sabões e sabonetes líquidos para doação à pessoas em condição de vulnerabilidade, vai capacitar representantes da Associação dos Amigos (ABAN) sobre a fabricação de sabões. A produção acontece a partir de óleos de cozinha usados. “Nós e a equipe do Centro de Ciências, coordenada pelo professor Elói Teixeira, vamos somar esforços com a equipe da professora Denise e usar nossas oficinas para mostrar que o conhecimento gerado na universidade serve para ajudar a comunidade”, explica Ludwig.

Segundo a pesquisadora, a capacitação gera independência e reverbera no cenário pós isolamento social. “Depois da pandemia, eles podem ganhar dinheiro vendendo o sabão, por exemplo. Eles vão aprender a criar suas próprias receitas, o cuidado que devem ter ao manipular o Hidróxido de Sódio – a soda cáustica, usada para a fabricação de sabão. Além disso, vão entender a importância para o meio ambiente de se reciclar o óleo e não descartá-lo de maneira incorreta. E o mais importante: usar esse sabão para fazer a higiene de seus utensílios e objetos nesse momento”, conclui.

A aula acontece também na manhã desta quarta-feira, nos laboratórios do Centro de Ciências. Por medidas de segurança contra a Covid-19, poucas pessoas ficarão em cada laboratório.