Prática visa estimular mecanismos naturais de recuperação da saúde (Imagem: Pixabay)

O projeto “Encontros da Saúde: Práticas educativas e reflexões de promoção à saúde no trabalho”, da Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-estar (Cossbe), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece para os profissionais de Saúde o envio diário de Reiki a distância. Para receber essa energia integrativa, os interessados devem enviar um e-mail contendo o nome, a instituição de atuação e a cidade de residência para o endereço eletrônico reiki.ufjf@gmail.com.

O Reiki é uma prática integrativa e complementar em saúde reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Política Nacional de Práticas integrativas e Complementares (PNPIC). Trata-se de um ato de imposição de mãos, com a finalidade de estimular os mecanismos naturais de recuperação da saúde, que considera a existência de uma energia universal canalizada, atuando sobre o equilíbrio da energia vital com o propósito de harmonizar as condições gerais do corpo e da mente de forma integral.

A enfermeira e coordenadora da iniciativa, Fernanda Mazzoni, explica que, após o encaminhamento dos dados, os interessados recebem uma resposta automática de cadastro e em seguida passam a usufruir diariamente do Reiki durante a pandemia. A energia é enviada pelas instrutoras e pelo grupo de trabalhadores da UFJF formados no curso de Reiki promovido pelo projeto. “Inicialmente havia uma preocupação sobre confirmarmos se os inscritos são mesmo profissionais de saúde, mas depois entendemos que ele deve chegar a quem o procure, então simplificamos o processo.”

Segundo Fernanda, o Reiki é uma energia universal sem ligação a alguma religião específica. O envio será feito a distância, conforme a técnica, e a pessoa passa a receber e a se beneficiar dela no seu campo energético. “Diz-se que é uma energia inteligente que, a partir do querer de quem a procura pode ser enviada mesmo a distância por alguém disposto a canalizá-la por meio de determinada técnica que inclui símbolos e vocalizações. A pessoa se coloca receptiva e o reikiano a envia tendo por base as informações, mas principalmente essa conexão estabelecida à partir da procura.” 

Projeto
O projeto integra o Programa para a qualidade de vida no trabalho dos servidores públicos federais (Pró-vida) da UFJF. Ele oferece cursos, encontros e vivências com temas que trabalhem a promoção da saúde e prevenção de doenças.

Outras informações
reiki.ufjf@gmail.com 

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF