O Ambulatório Multiprofissional da Dor, do Hospital Universitário (HU/Ebserh) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), criou uma cartilha educativa para orientar a comunidade a tomar alguns cuidados com a saúde mental durante a fase de recomendação de isolamento social. O documento aborda temas como a naturalidade do surgimento de sentimentos de ansiedade, medo e angústia diante de situações novas, e ainda sobre a necessidade de aceitação e acolhimento da realidade e das emoções.

Documento aborda temas como ansiedade, medo, angústia e cobrança excessiva de produtividade diante da situação nova de isolamento social (Foto: Gerd Altmann/Pixabay)

Inicialmente desenvolvida pela residente de Psicologia, Karine Soriana Silva de Souza,  para oferecer aos pacientes já em tratamento orientações de conduta para o enfrentamento de questões como a ansiedade, a cartilha traz ainda dicas para manter a saúde mental, como a não cobrança excessiva de produtividade. Para isso, propõe a criação de uma rotina; exercícios para o fortalecimento das virtudes; e contato maior com a espiritualidade.

De acordo com a integrante da equipe interprofissional do ambulatório, a professora do curso de Fisioterapia, Cyntia Corrêa, o documento foi criado para dar continuidade a um trabalho de acompanhamento; porém sendo realizado remotamente diante do quadro epidemiológico. Por se tratar de uma questão coletiva, ela ressalta a importância da disponibilização desse material para toda a comunidade.

“Temos um grupo no whatsapp, onde prestamos um atendimento remoto e, quando necessário, também trabalhamos de forma individualizada. Quem sofre com dores crônicas, já costuma apresentar um quadro de dificuldade para lidar com a saúde mental por causa da dor, e sabemos que a ansiedade e o medo pioram essa situação. Por isso produzimos o material para ajudá-los neste momento”, afirma. “Essa foi a primeira cartilha desenvolvida pela equipe e a procura tem sido recorrente. A próxima será sobre exercícios de cinesioterapia para ajudar no atendimento remoto aos pacientes.”

O ambulatório
O Ambulatório Multiprofissional da Dor oferece uma abordagem completa para pacientes portadores de dores crônicas. A equipe, organizada pelas fisioterapeutas do HU/Ebserh, Ana Paula Sarchis e Gláucia Vieira, e pela professora Cyntia Corrêa, é composta por fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, educadores físicos, e outros profissionais que trabalham no eixo transversal da residência, trabalhando com atendimentos e educação em dor para diversas pessoas.

Além disso, o ambulatório aponta que as dores crônicas não estão somente ligadas ao modelo biomédico, relacionado diretamente à doença. Em vista disso, oferece atendimento biopsicossocial, considerando fatores somáticos, biológicos, psicológicos, sociais e emocionais como parte do processo da dor para cuidar do paciente em sua integralidade.

Confira a Cartilha completa.

(32) 4009-5373/ 5393 (HU-Ebserh-UFJF)