Os tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estão esclarecendo dúvidas da comunidade surda sobre a covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. O objetivo é fazer chegar a essa população as informações necessárias à prevenção, como o reforço dos hábitos de higiene e o isolamento social. Todo o trabalho é desenvolvido a distância, por meio das redes sociais.

A representante dos tradutores e intérpretes de Libras da UFJF, Ana Paula Machado, explica que a língua portuguesa é uma barreira para muitos surdos e surdas. Na ocasião da suspensão das atividades acadêmicas na UFJF, a iniciativa teve como público-alvo apenas os integrantes da comunidade universitária, mas, em seguida, após diálogo com a Associação dos Surdos de Juiz de Fora, a ação foi ampliada.

“Em março, no início do período de isolamento social, criamos um grupo no whatsapp só para esclarecer dúvidas dos estudantes. Postávamos todas as informações referentes à Universidade. Por exemplo, foi publicado um banner sobre a defesa da Sistema Único de Saúde (SUS) no Instagram da instituição. Fizemos a tradução para libras. E foi assim também com os demais conteúdos. Os surdos têm muita dificuldade com a língua portuguesa”, relata Ana Paula.

Notícias e reportagens em Libras

Ana Paula Machado: “Compartilhamos informações gerais em libras, inclusive informando sobre a existência de fake news” (Foto: arquivo pessoal)

O grupo, inicialmente composto por sete profissionais do quadro técnico-administrativo em educação da UFJF, também traduz para libras notícias e reportagens sobre a pandemia.  “A comunidade surda tem dúvidas muito básicas sobre esta situação de excepcionalidade. Nós, os ouvintes, estamos a todo momento recebendo informações. Já os surdos e surdas não têm esse privilégio, porque poucos conteúdos são traduzidos”, destaca.

Ana Paula acrescenta que, além do uso do whatsapp, a partir desta semana os conteúdos serão disponibilizados também no Instagram. Os interessados em participar podem fazer contato com os tradutores e intérpretes da UFJF por meio dessa rede social.

Acesse o perfil aqui.

“Como mencionado, esclarecemos tanto questões relacionadas exclusivamente à Universidade, como prazos, decisões, dentre outras, bem como compartilhamos informações gerais, inclusive informando sobre a existência de fake news. No whatsapp e agora no Instagram, vamos disponibilizando todos os conteúdos que consideramos relevantes. Além disso, a comunidade surda pode postar dúvidas. Por exemplo, saiu matéria sobre a prorrogação do isolamento social. Se já estiver interpretada, postamos com a interpretação. Caso contrário, interpretamos, fazemos o vídeo e publicamos”, conclui.

Outras informações: imprensa@comunicacao.ufjf.br