Reunião foi mediada pelo diretor-geral da UFJF-GV, Peterson Andrade. (Foto: Divulgação)

O campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora participou nesta quarta-feira, 8, do I Encontro Nacional Remoto do Fórum Nacional de Dirigentes dos Campi Fora de Sede (FORCAMPI), que buscou democratizar ações promovidas por estas instituições de ensino no enfrentamento ao novo coronavírus.

Mediada pelo diretor-geral da UFJF-GV e vice-coordenador do FORCAMPI, Peterson Andrade, a reunião foi iniciada com uma breve apresentação sobre o processo de criação e ampliação do FORCAMPI, que inaugurou suas atividades a partir de uma série de audiências públicas realizadas no Congresso Nacional, desde 2015.

Em seguida, o professor Renato Bochicchio, do campus Litoral da Universidade Federal do Paraná e Coordenador Nacional do FORCAMPI, apresentou o Boletim nº 01/2020 com mais de 90 ações desenvolvidas pelos campi fora de sede e multicampi das instituições federais de ensino das diversas regiões do país no enfrentamento dos efeitos da COVID-19. “Esse breve relatório busca apresentar, a partir de exemplos capilarizados pelas regiões do país, a tradução do envolvimento, comprometimento e, principalmente, o caráter imprescindível da existência dos campi interiorizados como atores na produção de ações emergenciais e políticas públicas consistentes em suas regiões”.

Quinze das ações apresentadas são do campus Governador Valadares que constituiu um Grupo de Trabalho Extraordinário para organizar os esforços técnicos, científicos e assistenciais.  As ações da UFJF-GV foram somadas a inúmeras outras que vão desde a produção de EPIs e/ou outros equipamentos para abastecimento do sistema de saúde estadual, promovido pelo campus Sobral, da Universidade Federal do Ceará; até a criação de um programa de rádio com orientações à comunidade sobre a COVID-19, realizada pelo campus Laranjeiras do Sul da Universidade Federal da Fronteira Sul.

Para Bochicchio o relatório é resultado de um trabalho organizado em um momento de grave crise de saúde pública, que possibilita a união de todas as instituições em um processo de democratização das informações e valorização da comunicação interna. “A comunicação é algo muito desafiador em razão do grande número de campi fora de sede espalhados pelo país. A gente percebe que muitos campi fora de sede ainda não possuem presença em redes sociais por conta da ausência de uma equipe de servidores, jornalistas, por exemplo.  Daí o tamanho do nosso desafio que é fazer com que a informação chegue até a ponta”.

Buscando socializar as informações dos campi, o professor Thiago Moreira, do campus Juruti da Universidade Federal do Oeste do Pará, criou contas do FORCAMPI no Instagram e Facebook, e convidou todos a participarem da atualização destas redes sociais. A ideia agradou a representante do campus do Litoral Norte da Universidade Federal da Paraíba, Maria Angeluce Soares. “De fato, a comunicação é um desafio muito grande. Não contamos em nosso campus com servidores técnicos nestas áreas. Mas esta ideia das redes sociais foi muito interessante. Apesar da importância das ações individuais, é fundamental destacar as ações coletivas provocadas pelo FORCAMPI”.

A reunião possibilitou ainda a criação de um grupo de trabalho que organizará as informações relacionadas com as ações de cada instituição em seus diversos setores. De acordo com o professor Peterson Andrande, esta organização pode ajudar os diretores de campi a conhecer as diferentes decisões institucionais. “Considerando que cada diretor é conselheiro da sua instituição, isso pode aumentar as informações disponíveis neste cenário extremamente dinâmico que estamos vivendo”. Por enquanto, integram o grupo de trabalho as professoras Maria Angeluce Soares, do campus Litoral Norte da UFPB; e Jorgiene Oliveira, do campus Alenquer, da Universidade Federal do Oeste do Pará.

Ao final da reunião, os professores presentes destacaram a importância  de que sejam realizados  encontros e eventos entre direções de instituições de cada Estado da Federação.

Participaram do I Encontro Nacional Remoto do Fórum Nacional de Dirigentes dos Campi Fora de Sede os seguintes representantes:
Peterson Andrade, do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora;
Emílio Mafalda, do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora;
Renato Bochicchio, do campus Litoral da Universidade Federal do Paraná;
Marcos Bernardes, do campus Porto Seguro da Universidade Federal do Sul da Bahia;
Francisco Otávio Landim Neto, do campus Oiapoque da Universidade Federal do Amapá;
Thiago Moreira, do campus Juruti da Universidade Federal do Oeste do Pará;
Maria Angeluce Soares, do campus do Litoral Norte da Universidade Federal da Paraíba;
Marilene Barros, do campus Óbidos Universidade Federal do Oeste do Pará;
Eduardo França Castro, do campus Florestal da Universidade Federal de Viçosa;
Kleber Augusto Gastaldi, do campus Chapadão do Sul, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul;
Leonardo Paes Cinelli, do campus Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro;
Araken Medeiros, do campus Angicos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido;
Samuel Azevedo, do campus Angicos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido;
Luamim Tapajós, do campus Itaituba da Universidade Federal do Oeste do Pará;
Dávia Talgatti, do campus Oriximiná da Universidade Federal do Oeste do Pará;
Marcella Radael, do campus Monte Alegre da Universidade Federal do Oeste do Pará;
Jorgiene Oliveira, do campus Alenquer da Universidade Federal do Oeste do Pará;
Thiago Beuron, do campus Dom Pedrito da Universidade Federal do Pampa;
Manoel Bandeira, do campus Areia da Universidade Federal da Paraíba.

Um novo boletim atualizado com as ações desenvolvidas pelas instituições que constituem o FORCAMPI será divulgado na primeira semana de maio.