A direção do campus GV da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) participou na manhã desta sexta-feira, 3, de mais uma reunião do Sistema de Comando em Operações (SCO) convocada pela prefeitura de Governador Valadares para novos alinhamentos em relação ao combate do Coronavírus (Covid-19).

Na ocasião o diretor-geral da UFJF-GV, Peterson Andrade,  informou que as atividades presenciais da instituição estão suspensas até o dia 30 de abril; destacou o posicionamento das Instituições Federais de Ensino por meio da Nota do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais; e ressaltou que dos 19 laboratórios credenciados para o diagnóstico da Covid-19 no estado, oito são de universidades federais.  “Nesta perspectiva destaquei a importância das universidades federais para a descentralização do diagnóstico da COVID-19”.

Peterson informou ainda sobre a capacidade e limitações da UFJF-GV para o diagnóstico da COVID-19; e externou o apoio do campus  aos setores de Vigilância Epidemiológica e rede de saúde do município. “Coloquei a UFJF à disposição das lideranças locais para ações articuladas entre os diferentes segmentos da sociedade. Ressaltei que já existem ações em andamento realizadas pelo nosso Grupo de Trabalho Extraordinário relacionadas a orientações aos estudantes, servidores, terceirizados, população e profissionais da saúde;  bem como atualizei as informações sobre as tratativas para a oferta de ações de capacitação dos profissionais da rede de saúde, cabendo ao município encaminhar as principais demandas”.

Peterson ainda enfatizou a necessidade de que as universidades federais disseminem informações científicas e técnicas e alertou para a necessidade de um trabalho com as lideranças comunitárias para a disseminação de informações corretas para a prevenção ao novo coronavírus. “A presença da Direção do Campus nas reuniões da SCO tem buscado levar as informações institucionais e ações desenvolvidas pela comunidade acadêmica para as autoridades municipais e estaduais. Além disso, destacamos a disponibilidade e apoio dos docentes, técnicos e estudantes do Campus. Outro ponto relevante é que tomamos conhecimento das ações em andamento por todos os órgãos para buscar orientar da melhor forma o trabalho do GTE da UFJF-GV”.

Prefeitura

Durante a reunião que contou ainda com a  participação de membros da polícia Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, membros da Administração Municipal, representantes políticos e representantes do setor comerciário, bares e restaurantes, a prefeitura anunciou  o retorno das atividades das feiras livres, com permissão para comercialização de produtos alimentícios. As definições estão presentes em um decreto assinado pelo prefeito André Merlo.

O decreto 11.134 libera ainda o funcionamento de serviços de transporte e entrega de cargas em geral, sistemas logísticos de operação e abastecimento e as lavanderias. Já as imobiliárias, despachantes, escritórios de contabilidade, advocacia e similares, poderão funcionar apenas através de agendamentos realizados previamente.

Atualmente, Governador Valadares está com 522 casos em investigação, 59 casos suspeitos de covid-19 descartados, 2 confirmados, e 4 óbitos em investigação.