O papel do fisioterapeuta no acompanhamento de pacientes hospitalizados em decorrência do coronavirus é tema de uma nota técnica divulgada pelo grupo de trabalho responsável por ações ligadas à Covid-19 no campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV). O documento foi elaborado por integrantes do Núcleo de Estudos em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Desenvolvimento Humano (Nefic&DH).

A nota defende que o fisioterapeuta “tem sido protagonista na linha de frente” do tratamento de pacientes que desenvolvem a síndrome respiratória aguda grave decorrente do coronavírus. Esse profissional participa de todas as decisões terapêuticas, como a escolha do tipo de máscara utilizada no suporte ventilatório, a monitorização do ventilador mecânico e o processo de interrupção gradual do aparelho respirador, o chamado “desmame”. Além disso, o fisioterapeuta também é responsável por indicar e discutir novas modalidades de tratamento.

Mas a atuação desse profissional vai muito além do ambiente hospitalar. O texto chama a atenção para o trabalho do fisioterapeuta na prevenção e promoção à saúde. “Faz parte das atribuições atuar no controle de riscos e dos fatores que possam contribuir para a disseminação do novo coronavírus”, o que inclui a “orientação de hábitos de vida saudáveis, manutenção de exercícios físicos regulares por métodos alternativos, higienização adequada das mãos e medidas de prevenção”.

Para os autores, o fisioterapeuta “é um profissional transmissor de informação, sendo também responsável por participar do processo de capacitação e aprimoramento da equipe na qual está inserido”.

Clique aqui para ler a nota técnica.