A Universidade de Ciência e Tecnologia de Wroclaw, da Polônia, em parceria com um Consórcio Internacional de Investigação, do qual a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) faz parte, elaborou o estudo: Opinião pública sobre o coronavírus – um inquérito internacional. O objetivo é avaliar o nível de conhecimento das populações de diversos países sobre a pandemia do novo coronavírus e o papel dos canais de comunicação na propagação de informações falsas e verdadeiras. A pesquisa está sendo desenvolvida por instituições de 11 países e a UFJF é a representante brasileira nesse projeto.

De acordo com o professor da Faculdade de Engenharia da UFJF, Eduardo Aguiar, que representa a universidade no consórcio, a participação da população brasileira é de extrema importância para que possamos compreender a nossa percepção sobre os fatos que estão ocorrendo. “Várias informações nos são bombardeadas diariamente por diversos meios. Algumas são legítimas, outras demasiadamente alarmantes, por vezes equivocadas, e o estudo vai ajudar a perceber isso: por quais meios estamos nos informando neste momento? Quais fontes de informação são fidedignas e quais não são? Como estamos reagindo a isso?”, enumera.

Para participar da pesquisa, basta responder um questionário anônimo com perguntas sobre a Covid-19 e os hábitos individuais de consumo de informações. O formulário pode ser acessado on-line e está disponível na língua portuguesa.

Outras informações:

Página oficial, em português, sobre a pesquisa

Formulário para participação