Em seis dias foram imunizadas 6.782 pessoas no esquema de drive thru (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Em virtude da limitação do número de lotes disponíveis da vacina contra a influenza, o posto temporário de vacinação montado no estacionamento da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) será fechado. A descontinuidade se dará a partir deste domingo, 29.

O posto temporário foi uma iniciativa desenvolvida por meio de uma parceria entre a UFJF e a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e imunizou 6.782 pessoas entre os dias 23 e 28 de março, por meio do sistema drive thru, com idosos recebendo a vacina dentro dos automóveis, respeitando as orientações de distanciamento social para evitar a disseminação do novo coronavírus. Só neste sábado, 28, foram 1.251 pessoas vacinadas.

A vacinação, realizada por profissionais da saúde, obedeceu ao escalonamento de prioridades estabelecido pela Secretaria de Saúde da Prefeitura. Porém, todos os idosos que compareceram ao posto temporário de imunização receberam a dose da vacina.

Postos da Prefeitura continuam oferecendo a vacina

A interrupção do serviço realizado na UFJF não irá atingir a vacinação no sistema tradicional, mantido pela Prefeitura. A aplicação acontece de segunda a sexta-feira, nas unidades básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 10h30 e das 13h às 16h30; no Departamento de Saúde do Idoso (Rua Batista de Oliveira 943, no Centro), das 8h às 16h30; e no Pam Marechal, das 8h às 16h30.

A vacina ofertada é a trivalente e protege contra os três subtipos de influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. Composta por vírus inativados, ou seja, mortos, ela é considerada segura. No entanto, a dose é contraindicada para pessoas com histórico de reação grave anterior ou alergia grave a ovo de galinha. Essa vacina não imuniza contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.