Os projetos de pesquisa relacionados ao novo Coronavírus estão sendo analisados em caráter de urgência e com tramitação especial pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). O informe, emitido a todos os Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) do país, autoriza a aprovação imediata pelos colegiados e o envio para apreciação do Conep.

Na UFJF, o CEP recepciona e encaminha os projetos sobre a virose para o órgão nacional. O comitê enfatiza que, mesmo com a priorização dos projetos, é necessário atenção às normativas que estabelecem os documentos necessários para a aprovação dos estudos. Devem ser conferidas a resolução que oferece diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos (nº 466/2012) e a norma operacional que estabelece a organização e funcionamento do Sistema CEP/Conep e procedimentos para submissão, avaliação e acompanhamento do desenvolvimento da pesquisa envolvendo seres humanos no Brasil (nº 001/2013). No caso de projetos que envolvam a utilização de materiais biológicos ou com cooperação estrangeira, os pesquisadores também devem se atentar às resoluções complementares de cada caso. Os documentos podem ser acessados no portal do Conep ou na página do CEP/UFJF.

O CEP/UFJF reafirma que a falta de alguma documentação solicitada pelas normas estabelecidas ocasiona o atraso na aprovação e, consequentemente, na realização da pesquisa e seus resultados.

Os demais projetos de pesquisa estão seguindo tramitação normal, com o parecer do CEP/UFJF. Em casos de dúvidas, entre em contato com o e-mail cep.propesq@ufjf.edu.br.