Com o objetivo de contribuir com informações seguras que auxiliem no equilíbrio físico e emocional neste período de isolamento social, o Núcleo Interdisciplinar de Investigação em Psicossomática, Saúde e Organizações (Nuipso) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lançou uma cartilha na última semana. O formato mescla texto e imagens com informações básicas de prevenção ao coronavírus, transmissor da Covid-19, e foi desenvolvido em uma parceria entre pesquisadores.

De acordo com a professora do Departamento de Psicologia e coordenadora do Nuipso, Fabiane Rossi dos Santos Grincenkov, o material visa ao cuidado e à manutenção da saúde física e mental, em um momento de confinamento sem precedentes. A professora considera fundamental a realização de exercícios físicos, a redução do tempo de exposição a notícias catastróficas, além do cuidado ao abordar o tema com as crianças e com os idosos.

“Será uma experiência que levará o país a refletir sobre a importância dos investimentos em saúde pública, em pesquisa e especialmente sobre a importância do nosso Serviço Único de Saúde, o SUS” – Fabiane Rossi

Fabiane Rossi alerta para o perigo da disseminação de notícias falsas – as fake news -, outro mal que se propaga velozmente e de maneira preocupante, razão pela qual divulgou-se a cartilha. “É fundamental neste momento que tenhamos acesso a informações verídicas, realistas porém não alarmistas, para que possamos passar por esta crise sem maiores consequências para nossa saúde mental. Recomendo o acesso apenas a conteúdos de órgãos oficiais”.

Diante da situação atípica de necessidade de isolamento social para contenção da pandemia, o confinamento é um grande desafio à saúde mental, uma vez que essa vulnerabilidade pode desenvolver quadros de ansiedade, depressão e, até mesmo, estresse pós-traumático. 

Por essa razão, a professora recomenda atividades preventivas, como a prática de meditação, alongamentos, contatos virtuais com familiares distantes, bem como brincar com os filhos, organizar espaços da casa. “São ações que, muitas vezes, a rotina desgastante nos impede de realizar”, completa.

Tecnologia pode ser uma aliada no período de isolamento social, auxiliando no contato virtual com psicólogos e familiares (Foto: Pixabay)

Fabiane Rossi destaca a importância de atendimentos psicológicos que podem ser realizados on-line, desde que o profissional e a modalidade estejam devidamente registrados no Conselho Federal de Psicologia. Outro suporte sugerido é o Centro de Valorização da Vida (CVV), espaço que oferece apoio emocional por meio de atendimentos telefônicos (188), por e-mail e, em alguns casos, por Skype.

A professora destaca que o profissional de psicologia tem uma importante contribuição durante e após a pandemia. “No contexto atual, tem o fundamental papel de intervir na área de emergências e desastres junto aos profissionais e usuários dos serviços de saúde, além da realização de trabalhos educativos direcionados ao público em geral e atendimentos psicológicos virtuais. Após a pandemia, deverá atuar no suporte ao luto e aos possíveis casos de estresse pós-traumático, oferecendo um olhar diferenciado para os profissionais de saúde que se encontram na linha de frente da covid-19”.

A professora destaca a especificidade do momento que, invariavelmente, promove a reflexão sobre nossas relações sociais e sobre a importância da saúde mental para o enfrentamento de situações crise. “É um momento que demandará autocontrole, além de comportamentos preventivos fundamentais de autocuidado e cuidado com o outro para que possamos superar este momento único. Espero que as próximas políticas públicas a serem desenvolvidas após a pandemia abarquem, de forma mais efetiva, maiores investimentos em saúde mental, na Ciência e na Saúde Pública brasileiras”.

O Nuipso

O Núcleo Interdisciplinar de Investigação em Psicossomática, Saúde e Organizações surgiu com a proposta básica de desenvolver projetos de pesquisa e extensão em psicossomática, tendo como princípio privilegiar o trabalho interdisciplinar envolvendo docentes, discentes, pesquisadores, profissionais e voluntários provenientes de diferentes formações e áreas do saber. Posteriormente o Nuipso ampliou a sua proposta de estudos para o campo da Psicologia Hospitalar e da Saúde, além da Psicologia Organizacional e do Trabalho. Desenvolve estudos sobre comportamento e saúde, terminalidade, luto e saúde do trabalhador.

Saiba mais sobre o Nuipso no site do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Acesse a Cartilha.

Leia mais: 

“Quando a vacina da COVID-19 for realidade, quem vacinará milhões de pessoas é o SUS. De graça”

Educadores físicos indicam atividades para pessoas em isolamento social

Programa de extensão dá dicas de atividades para idosos fazerem sem sair de casa

Nove dicas para aproveitar o tempo durante a suspensão das aulas

Confira as questões mais frequentes sobre o coronavírus

Outras informações: imprensa @comunicacao.ufjf.br