As obras de recapeamento do pavimento asfáltico do anel viário da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) atingiram 70% de conclusão. A intervenção está sendo realizada pela Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e executada com recursos próprios da UFJF. 

Previsão é de 15 dias para finalização, mas prazo depende de variáveis como tempo bom e medidas de combate ao Covid-19 (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

“Estamos em fase de conclusão dos serviços. Restam aproximadamente 30% dos trabalhos de recapeamento para terminar o percurso do anel viário”, explica a pró-reitora adjunta de Infraestrutura e Gestão da Universidade, Janezete Marques. 

O trecho total que está sendo recuperado tem cerca de três quilômetros, incluindo todo o anel viário e os pórticos de entrada para o campus. Janezete aponta os próximos passos: “Em seguida, se iniciarão os serviços de sinalização horizontal, de responsabilidade da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) da PJF. Após a sinalização, terminaremos com a instalação dos taxões”. 

O recapeamento da pavimentação asfáltica do anel viário está inserindo, em cima da pavimentação já existente, uma capa de asfalto de espessura que varia entre 5 cm  e 6 cm. A obra visa recuperar o asfalto trincado e proteger a base, construída há mais de 50 anos, onde já existe estabilidade, drenagem rápida no período de chuvas e sem ondulações significativas. 

Os trabalhos tiveram início no dia 17 de fevereiro, com previsão de término entre 45 e 90 dias. De acordo com a pró-reitora, as chuvas e as próprias atividades de contenção da pandemia do novo coronavírus – que engoblam a UFJF e a Empav – interferem, diretamente, no andamento da obra. Mas a expectativa é de que o serviço prestado pela empresa da Prefeitura termine nas próximas duas semanas. 

“Se houver tempo bom, acredito que no máximo em 15 dias os serviços de recapeamento estarão finalizados. Resta salientar que as medidas de prevenção contra a Covid-19 podem interferir diretamente no prazo, caso sejam necessárias medidas mais radicais de distanciamento social ou mesmo de isolamento”, finaliza.

Outras informações
(32) 2102-3712 (Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão)